Isso significa que produtos inspecionados por esses serviços podem ser vendidos em todo o país
O Governo Federal acaba de autorizar a comercialização interestadual de leite, mel e ovos produzidos por municípios que tenham serviços de inspeção municipais, estaduais ou distritais devidamente cadastrados no Sistema de Gestão de Serviços de Inspeção (e-SISBI) .
Essa medida é um grande avanço para a agricultura familiar e pequenos produtores, pois impulsiona a economia local e facilita o escoamento da produção agroindustrial. Além disso, contribui para aumentar a oferta de alimentos no mercado, ajudando a conter a inflação e fortalecendo o setor produtivo nos municípios.
Até agora, a legislação limitava a venda de produtos inspecionados pelo Serviço de Inspeção Municipal (SIM) apenas ao território do município de origem. No entanto, há um projeto de lei em tramitação no Congresso Nacional que propõe autorizar definitivamente a venda desses produtos em todo o Brasil.
Com essa medida, os municípios que aderirem ao sistema poderão expandir mercados, promover o desenvolvimento econômico local e fortalecer a segurança alimentar da população.