Cidades Intermediadoras: Quinze municípios do MA são selecionados
Publicado em 29/01/2025 20:06
Politica

Santa Inês é um dos municípios do Maranhão selecionados para integrarem o programa nacional Cidades Intermediadoras. — Foto: Reprodução/Prefeitura de Santa Inês

Por G1-Ma

O objetivo principal do programa é diminuir a pressão nas metrópoles e capitais brasileiras, buscando interiorizar o desenvolvimento do país, que atualmente é concentrado em sua maior parte no litoral

O Governo Federal selecionou 15 cidades do Maranhão para integrarem o programa nacional Cidades Intermediadoras, que busca descentralizar o crescimento econômico e social no país (veja, abaixo, a lista de cidades selecionadas).

 

Apresentado pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), o programa pretende somar forças para o cumprimento das metas da Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR) e vai atuar em toda a região Nordeste.

 

O objetivo principal é diminuir a pressão nas metrópoles e capitais brasileiras, buscando interiorizar o desenvolvimento do país, que atualmente é concentrado em sua maior parte no litoral.

 

O Programa surge como uma estratégia do MIDR, no âmbito da Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR) de buscar descentralizar o crescimento. Então a ideia é que a gente consiga, a partir de núcleos - no caso conjuntos de municípios -encontrar potenciais e potencializar aquele núcleo como um todo, fazendo com que ele cresça de maneira ordenada”, explicou Danilo Campelo, coordenador-geral de Cooperação e Articulação de Políticas da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene).

 

Segundo o governo federal, a estratégia de territorialização do programa toma como ponto de partida as chamadas regiões geográficas imediatas, propostas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

 

A partir da identificação dessas regiões, somada ao conhecimento do território e às condições econômicas dos municípios, a Sudene apresentou contribuições técnicas que contribuíram a escolha cidades-polo de regiões imediatas, para se tornar cidades intermediadoras.

 

A estratégia é que agora você leve um conjunto de ações para esse polos de cidades intermediadoras e com isso você desenvolva aquele território”, completou Danilo Campelo.

 

As agendas de desenvolvimento propostas pelo MIDR para as Cidades Intermediadoras envolvem ações que englobam temas como infraestrutura e desenvolvimento produtivo, pensando as cidades como núcleos estratégicos para concentração produtiva. As intervenções no território buscam ampliar oferta de trabalho e aumento de renda, além de trazer serviços de maior qualidade e o aprimorar as estruturas econômicas e urbanas.

Lista de Cidades Intermediadoras no Maranhão

Alto Alegre do Pindaré

Araguanã

Bela Vista do Maranhão

Bom Jardim

Governador Newton Bello

Igarapé do Meio

Monção

Nova Olinda do Maranhão

Pindaré-Mirim

Pio XII

Santa Inês

Santa Luzia

São João do Carú

Tufilândia

Zé Doca

Comentários