Montes Altos tem vereadora indígena de apenas 20 anos
Publicado em 04/01/2025 20:37
Politica

Letícia Awju Torino Krikati foi eleita com 305 votos no pleito de outubro do ano passado e atuará por 4 anos na Câmara de Vereadores do município

Ronaldo Rocha / Ipolítica

O município de Montes Altos terá pela primeira vez na história uma vereadora indígena da etnia Krikati. Foi empossada no cargo na quarta-feira (1) Letícia Awju Torino Krikati (MDB), de apenas 20 anos de idade, eleita para o cargo no pleito de outubro de 2024.

 

Ao tomar posse, Awju Krikati prometeu fortalecer a "bancada do cocar" - fazendo referência a todos os indígenas que atuam na política do país -, e fez referência à sua ancestralidade. 

 

“Posse marcada pelo orgulho de minha ancestralidade, pela força das mulheres indígenas e pelo compromisso com a luta por um espaço mais representativo. Seguimos em frente, com respeito às nossas tradições e coragem para contribuir com o nosso município”, enfatizou, em publicação no seu perfil em rede social.

 

Awju também afirma que a sua eleição é histórica para a etnia. 

“Um momento histórico para os povos indígenas, e principalmente para o meu povo Krikati, por ser a primeira mulher indígena e jovem a ser eleita em nosso município, com apenas 19 anos [era a idade que ela tinha na ocasião da eleição]. Agradeço a Deus por essa conquista, como também a todos os 305 eleitores ue depositaram seu voto de confiança. Vamos honrar cada munícipe e trabalhar com dignidade e responsabilidade para que Montes Altos continue a crescer. Avante mulheres indígenas”, pontuou.

 

Letícia Awju Torino Krikati é técnica em Gestão Ambiental e Territorial. Nasceu em 14 de outubro de 2004 e participou pela primeira vez de uma eleição municipal. 

 

Ele atuará na bancada governista do prefeito reeleito Domingos França (União). 

Comentários