Casa no Uruguai e Itália: veja plano de fuga de ex-governador do Tocantins
Politica
Publicado em 16/12/2024

Da 'CNN-Brasil'

O plano de fuga do ex-governador de Tocantins Mauro Carlesse (Agir), preso no último domingo (15), envolvia segundo a Justiça Estadual casas no Uruguai e na Itália e contas bancárias no exterior.

 

Carlesse foi afastado do cargo em 2021 após uma operação da Polícia Federal (PF) para desarticular uma organização criminosa, que tentou impedir ou obstruir investigações sobre atos ilícitos relacionados à cúpula do governo.

 

De acordo com a decisão da 3ª Vara Criminal de Palmas, responsável pela autorização da prisão do ex-governador, ele e seus aliados possuíam contas bancárias, documento de identidade e autorização de residência fixa no Uruguai “conhecido como paraíso fiscal, inclusive com endereço já definido".

 

Além do país vizinho, a Justiça Estadual atesta também que Carlesse possui um imóvel alugado na Itália em Pieve Caina, na província de Perúgia, no nome de "Cristina". “Apurou-se que Mauro Carlesse já está com seu passaporte italiano nas mãos, pronto para deixar o Brasil, tendo declarado residência em Marsciano (Perúgia), onde o vilarejo de Pieve Caina está encravado”, afirmam.

 

A Justiça aponta que o ex-governador tem utilizado o endereço em Pieve Caina para declarar residência na Europa e "constituir advogados naquele país e requerer documentos da família". "Expressamente, o ex-governador já se declara 'cidadão italiano residente em Pieve Caina, Marsciano, Perugia", finaliza o documento.

 

A reportagem tenta contato com a defesa do ex-governador.

Comentários