Presidente da Casa, Iracema Vale concorrerá à reeleição contra o ex-presidente, deputado de oposição Othelino Neto.
Por Ronaldo Rocha-Divulgação
A Mesa Diretora da Assembleia Legislativa convocou para esta quarta-feira (13), uma sessão preparatória para realização da eleição do comando da Casa para o biênio 2025-2026. A presidente do Legislativo, deputada Iracema Vale (PSB) disputará a reeleição contra o ex-presidente, deputado Othelino Neto (Solidariedade).
O novo pleito ocorre depois de a Assembleia regulamentar novas regras, com a promulgação na semana passada da Resolução Legislativa nº 1.300/2024.
A matéria foi discutida na Casa depois de a eleição antecipada realizada em junho de 2023 ter sido questionada Supremo Tribunal Federal (STF), que avaliaria nas próximas semanas a sua constitucionalidade.
Com a promulgação das novas regras, a Assembleia Legislativa anulou na semana passada a eleição antecipada realizada em 2023 - ocasião em que Iracema Vale havia conquistado a reeleição -, e abriu a possibilidade de realização de um novo pleito.
É justamente o que ocorrerá nesta quarta-feira, com o edital já lançado no Diário Oficial da Assembleia.
Disputa
A expectativa é de que Iracema Vale conquiste a eleição com a maioria absoluta dos membros da Casa. Ela é apoiada pelo Palácio dos Leões.
Já Othelino busca contar com o apoio dos deputados remanescentes do governo Flávio Dino, principalmente do núcleo que era mais próximo do agora ministro do STF, a exemplo de Carlos Lula (PSB) e Rodrigo Lago (PCdoB).
O voto, contudo, será secreto. Apesar disso, Othelino trabalha com a possibilidade de conquistar elo menos 9 dos 42 votos, para marcar posição para as eleições de 2026.
A eleição da Mesa Diretora ocorrerá a partir das 11h30 no Plenário da Assembleia Legislativa.