Imagem do dinheiro apreendido durante cumprimento de mandado de buscas na casa do investigado
Por Mikaela Ramos
Ele emprestava dinheiro com juros altos, pedia cartões do INSS como garantia e sacava os valores mensalmente
Um proprietário de quatro açougues em Timon, no Maranhão, acusado de realizar empréstimos a juros (agiotagem) foi preso nesta quarta-feira (30), pelo 2º Distrito da Polícia Civil. A investigação que culminou na prisão, começou a partir da denúncia de um idoso com deficiência em uma perna que teve o cartão de seu benefício do INSS retido pelo acusado, para quitar dívidas.
Os policiais da Divisão de Inteligência e Captura (DICAP) e Grupo de Pronto Emprego (GPE) cumpriram mandado de busca e apreensão na casa e nos açougues do empresário e encontraram vários cartões de benefícios de várias pessoas, inclusive com senhas anotadas, além de R$1.600,00 em espécie, anotações dos empréstimos e notas promissórias. As investigações apontaram que o investigado agia da seguinte forma:
"As investigações tiveram início quando no começo desse mês um idoso deficiente registrou ocorrência policial no 2DP de Timon, informando que havia pedido dinheiro emprestado para um agiota e que para garantir o pagamento havia dado senha e cartão do seu benefício para o indivíduo, o qual sacava o dinheiro integral do seu aposento e após descontar 15% de juros referente ao empréstimo devolvia o restante, porém o investigado também acabou se apropriando do valor de R$1.200,00 que havia caído em sua conta sem que tivesse ligação com o empréstimo realizado, ocasião em que foi instaurado inquérito Policial", explicou o delegado Cláudio Mendes, do 2º DP de Timon.
CRIMES QUE PODE RESPONDER
Segundo a Polícia Civil, o empresário deve responder por usura, que é a agiotagem, e por retenção de cartão do benefício do INSS.
Itens apreendidos | FOTO: Reprodução
O investigado foi apresentado à Central de Flagrantes de Timon e deve ser submetido a audiência de custódia, para ficar à disposição da Justiça.