Vítima de infarto, faleceu nesta sexta-feira (25), às 3h40, aos 78 anos, o oftalmologista Mário da Rocha Cortez, no Hospital da Unimed, em Imperatriz
Por 'O Progresso'
Ele estava internado desde o dia 13 de outubro, domingo, em função de complicações relacionadas a uma fibrose pulmonar
De família tradicional, Dr. Mário Cortez nasceu em Imperatriz e era filho de Guilherme Cortez e Maria da Rocha Cortez. O pai dele foi comerciante e pecuarista, suplente de juiz de Direito, em 1932, e primeiro agente da Condor, empresa que iniciou o serviço de aviação comercial na cidade, além de ter sido o responsável pela vinda da Varig para o município e um dos fundadores da Associação Comercial, Industrial de Imperatriz (ACII).
Seguindo o pioneirismo desbravador da família, Mário Cortez saiu ainda jovem de Imperatriz para estudar. Formou-se em Medicina na UFPA (Universidade Federal do Pará), em Belém, capital do vizinho Estado, em 1972. Optou, na sequência, por fazer residência em Oftalmologia na USP (Universidade de São Paulo), em Campinas.
Dr. Mário Cortez, como ficou popularmente conhecido, era casado com Maria da Glória de Araújo Cortez, mais conhecida por Glória Cortez, uma das precursoras da luta contra o câncer em Imperatriz e fundadora da Ampare (Associação de Amparo aos Pacientes com Câncer da Região Tocantina).
Veterano na oftalmologia em Imperatriz, Dr. Mário Cortez era pai de 3 filhos: Erick (médico anestesista), Flávio e Aline (servidores públicos federais). Deixou 7 netos: Mariah, Helena, Júlia, Flávio Jr. Laura e Camila. A família era sua “mola propulsora”, dedicando-se a esposa, aos filhos e aos netos, nos momentos que não estava no exercício de sua profissão, em sua clínica, localizada na avenida Dorgival Pinheiro de Sousa, no Centro.
Caçula da família, Dr. Mário Cortez teve 7 irmãos: Hilda, Guilhermina, Mariana, Olívia, Licínio, Guiomar e Marcílio, sendo que apenas Olívia ainda está viva.
VELÓRIO
Desde às 9h desta sexta-feira, o velório acontece na Igreja de Santa Teresa D’Ávila. Neste sábado, 26, às 8h, houve missa de corpo presente, na Igreja Matriz. O sepultamento também nesta manhã (26) Cemitério Campo da Saudade.
PREOCUPAÇÃO COM O SOCIAL
Engajado nos movimentos sociais, Dr. Mário Cortez foi membro do Rotary Club e, ultimamente, integrava o Comitê da Cidadania de Imperatriz. Deixou um grande legado na área da medicina em que atuava, além de vasto círculo de amigos. Tempos atrás, nos primórdios do ensino universitário em Imperatriz, sempre visionário e acreditando no futuro, Dr. Mário Cortez chegou a articular a criação da Universidade Federal da Amazônia, cuja sede seria aqui na cidade.