Câmera de monitoramento do local mostram o momento do incidente. Logo após a queda, um homem correu e socorreu a vítima
Por Waldelúcio Barbosa (MN)
Um adolescente, de 16 anos, sofreu uma descarga elétrica ao subir por uma parede em um lava a jato no município de Vargem Grande, a cerca de 175 km de São Luís, no Maranhão.
As câmeras de segurança do estabelecimento registraram o momento do incidente. Logo após a queda, um homem correu e socorreu a vítima rapidamente.
Na sequência, o rapaz foi levado de carro à unidade de saúde da cidade e, depois, encaminhado ao Hospital Municipal Djalma Marques (Socorrão I), em São Luís.
Na capital maranhense, ele passou por exames, avaliação médica e foi liberado para casa.
O que fazer com vítimas de choque elétrico?
Desligar a fonte de energia elétrica, mas sem manter contato físico com a vítima;
Afastar a pessoa da fonte que causou o choque com o auxílio de materiais não condutores, como a madeira, plástico ou borracha;
Certificar-se de que a vítima está acordada e respirando bem. Se ela estiver consciente, busque acalmá-la até a chegada da ambulância. Se estiver inconsciente, mas com respiração normal, deite-a de lado por medida de segurança. No entanto, se ela estiver sem consciência, faça massagem cardíaca e respiração boca a boca. Esses procedimentos são importantes para evitar as complicações, como as paradas cardíacas e respiratórias;
Chame uma ambulância.