Agora prova teórica para tirar CNH pode ser remota
Politica
Publicado em 15/10/2024

Mudança reduz a espera dos candidatos, a burocracia do processo, o tempo de entrega da CNH e os custos, tornando a habilitação mais acessível

Por História de Julia Vargas

No dia 10 de outubro, o Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran GO) apresentou uma novidade para modernizar o processo de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O órgão desenvolveu um sistema de aplicação remota para a prova teórica de legislação de trânsito.

 

Dessa forma, na prática, o candidato que está tirando sua habilitação faz a prova em um ambiente monitorado sem o acompanhamento físico de um examinador. A partir dessa mudança, o atendimento para o exame será ampliado nos 246 municípios goianos.

 

Essa mudança reduz bastante o prazo de espera por bancas teóricas, que é um problema nas cidades de Goiás, já que uma média de três mil candidatos aguardam para fazer a prova. De acordo com o presidente do Detran GO, Delegado Waldir, depois de concluir o curso de legislação quem está tirando a CNH tem que aguardar cerca de 16 dias para fazer o exame, mas com essa novidade o objetivo é zerar a espera, realizando as provas de acordo com a demanda dos municípios.

 

Como a prova teórica para CNH será aplicada de forma remota?

O projeto-piloto já está funcionando na sede da autarquia em Goiânia com ambientes adaptados para o novo formato. A sala em que o exame será aplicado conta com baias, cada uma com um computador equipado com câmeras e detectores de movimento.

 

O candidato será monitorado por vídeo durante a prova e caso haja uma movimentação fora do padrão, será emitido um alerta para verificação. Se alguma irregularidade for detectada, a prova do candidato pode ser bloqueada.

 

Esse formato traz mais facilidade para aplicação, possibilitando que a prova seja realizada todos os dias com menos burocracia e espera. Para os municípios que não contarem com estrutura física, o Detran-GO vai adaptar dois ônibus salas, com 16 baias cada, que realizarão as bancas de forma itinerante.

 

Depois de concluir todos os ajustes, o projeto-piloto terá ampliação para a Região Metropolitana de Goiânia,que deve acontecer ainda neste mês. Já o prazo de implementação no interior vai demorar um pouco mais a depender das parcerias que o órgão irá firmar, mas a previsão é que seja possível aplicar os exames teóricos em prefeituras e unidades Vapt Vupts.

Comentários