Forças de segurança encerraram o monitoramento no CICCE às 19h
Foto-Vania Machado/Governo do Tocantins
As ocorrências registradas envolvem boca de urna, compra de votos e violação de sigilo do voto. Dados foram atualizados no início da noite deste domingo (6), pela Secretaria da Segurança Pública
O primeiro turno das eleições, que ocorreu neste domingo (6), teve 55 crimes eleitorais registrados em todo o estado, conforme divulgou a Secretaria da Segurança Pública (SSP) no início da noite.
Na operação das eleições no Tocantins, foram disponibilizados cerca de 4.399 agentes da segurança pública e 657 viaturas durante o período de votação, afirmou a SSP.
Ocorrências
Até a publicação desta matéria, o Boletim da Operação Eleições 2024 registrou 55 crimes eleitorais:
14 Casos de compra de votos
14 Ocorrências de boca de urna
11 Violação de sigilo do voto
5 Transporte de eleitores
4 Prisões em flagrante
3 Propaganda eleitoral irregular
3 Falsidade ideológica
1 Apreensão de R$ 4,4 mil em espécie
Monitoramento
As ocorrências de segurança são monitoradas em tempo real pelo Centro Integrado de Comando e Controle Nacional (CICCN), em Brasília, e pelo Gabinete de Gestão Integrada localizado no Centro Integrado de Comando e Controle do Estado (CICCE).
Operação
A Operação Eleições 2024 tem como objetivo garantir a segurança dos tocantinenses durante o período de votação, divulgou a SSP, que coordena as no Tocantins, em apoio ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
A operação envolve as Polícias Civil, Científica, Militar e Penal, além do Corpo de Bombeiros Militar, do 22º Batalhão de Infantaria do Exército Brasileiro, da Polícia Federal (PF), da Polícia Rodoviária Federal (PRF), da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana de Palmas (Sesmu) e da Agência Brasileira de Inteligência (Abin).
Morgana Gurgel (JT)