O governo federal vai realizar, na segunda-feira (16), o lançamento do chamado Cartão MEI, um produto exclusivo para os microempreendedores individuais (MEIs) que servirá como cartão de crédito e débito.
Segundo o Planalto, ele terá vantagens como anuidade zero, plataformas de engajamento e capacitação.
O governo diz ainda que a iniciativa "fortalece e apoia o segmento dos MEIs". "Ajuda a promover a formalização, facilita operações comerciais e contribui para a sustentabilidade dos pequenos negócios".
O cartão terá uma logomarca exclusiva MEI e um QR Code que redireciona ao Portal do Empreendedor (gov.br/mei), canal oficial para formalizações e cobranças para o microempreendedor individual. O Brasil tem mais de 15 milhões de MEIs.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Márcio França, e a presidente do Banco do Brasil, Tarciana Medeiros, vão participar do evento de lançamento na segunda, que ocorrerá a partir das 16h30, em Brasília.
De acordo com o governo, em breve, "outros bancos poderão aderir à iniciativa de fortalecimento, reconhecimento e apoio aos microempreendedores individuais". Informações sobre como obter o cartão serão divulgadas na segunda.