Confira as orientações do Corpo de Bombeiro em casos de risco de choque elétrico
Reprodução
Um homem — identificado como Manoel Filomeno Bezerra, de 59 anos — morreu eletrocutado após tentar fazer ligações irregulares em um poste de transmissão de energia elétrica no último sábado (11). O caso aconteceu na zona rural de Caxias-Ma.
Segundo o Corpo de Bombeiros do Maranhão (CBMMA), Manoel Filomeno teria subido no poste de energia elétrica fazer a ligação, quando sofreu forte descarga elétrica. Ele morreu no local.
Assustados, os moradores acionaram os bombeiros, que fizeram a remoção do corpo de Manoel. O corpo da vítima foi liberado para a família após a realização da perícia.
Orientações
Diante de uma necessidade de fazer reparos na rede elétrica, o Corpo de Bombeiros orienta que é necessário — sempre — solicitar o suporte de um profissional capacitado para os procedimentos na residência ou qualquer estabelecimento.
O que fazer em casos de choque elétrico?
Ao ver alguém em situação de risco, é comum querer agir rapidamente para ajudar.Porém, em casos de choque elétrico, o recomendado é não encostar na vítima logo de início. Apesar de simples, uma descarga elétrica pode ter graves consequências. Os profissionais também orientam as seguintes medidas:
Desligar a fonte de energia, sem encostar na vítima
Se a vítima, ao ser atingida, caiu no chão não é indicado tentar levantá-la
Afastar a vítima da fonte elétrica que estava provocando o choque, usando materiais não condutores e secos como a madeira, o plástico ou borracha
Retirar assessórios que apertem o corpo da vítima, se possível
Chamar uma ambulância pelo telefone 192