O empresário Ilson Mateus, fundador do Grupo Mateus - Divulgação
Iniciando sua atuação no estado por Petrolina, o Grupo já inaugurou outras 9 unidades em menos de 2 anos. Já são mais de 3 mil empregos diretos, metade deles gerados no Recife
Pela relevância social da companhia para o município, a Câmara Municipal do Recife concedeu ao fundador do Grupo Mateus, o Título de Cidadão e a Medalha de Mérito José Mariano por iniciativa do vereador Luiz Eustáquio.
“É motivo de orgulho o reconhecimento do povo recifense. Sou imensamente grato pela acolhida dos fornecedores locais, confiança dos nossos clientes e pela dedicação de todos os colaboradores que estão junto conosco batalhando pelo fortalecimento da empresa no Recife”, disse o empresário Ilson Mateus.
Presente em 113 cidades, atualmente, o Grupo Mateus possui 261 lojas em operação, sendo 73 lojas de Varejo, 82 Atacarejos e 106 Eletros. Por estado, são 133 lojas no Maranhão, 74 no Pará, 12 no Piauí, 11 no Ceará, 8 na Paraíba, 7 na Bahia, 10 em Pernambuco, 4 em Alagoas e 2 em Sergipe.
Atualmente, o Grupo Mateus é a terceira maior empresa de varejo alimentar do Brasil e a maior do Norte/Nordeste, empregando mais de 60 mil colaboradores nos estados do Maranhão, Pará, Piauí, Ceará, Pernambuco, Bahia, Sergipe, Paraíba e Alagoas. A marca Mateus está presente nos setores de varejo, atacarejo, eletrodomésticos, indústria de panificação, central de fatiamento e porcionamento.
Início humilde
Nascido em março de 1963 na cidade de Imperatriz, interior do Maranhão, Ilson Mateus Rodrigues se tornou um dos maiores empresários do Brasil. Até transformar uma mercearia de apenas 50m² na terceira maior empresa de varejo alimentar do país, ele trabalhou como engraxate aos 7 anos de idade; aos 16 teve a carteira assinada como torneiro mecânico; na fase adulta trabalhou em uma fábrica de refrigerante e, quando tentou montar o próprio negócio, faliu por duas vezes.
Arriscou a vida no garimpo. O que juntou à época aventurou montar um pequeno comércio em Balsas, cidade do Maranhão que despontava com o agronegócio. Isto em pleno Plano Cruzado.
Dos tempos de dificuldade, Ilson Mateus enxergou oportunidades e expandiu os negócios para o Norte e Nordeste. Hoje, o Grupo Mateus está presente em 113 cidades; possui mais de 200 lojas entre varejo, atacado e eletro; soma mais de 60 mil colaboradores; e acumula um faturamento bruto de R$ 30,2 bilhões (2023).
Abertura de capital
Há três anos a companhia abriu capital e avançou por novos estados do Nordeste, entre eles Pernambuco. Iniciando sua atuação no estado por Petrolina, o Grupo já inaugurou outras 9 unidades em menos de 2 anos.
Já são mais de 3 mil empregos diretos, metade deles gerados no Recife. "Um processo seletivo para contratação de mão-de-obra local está aberto e deve ampliar ainda mais a contribuição socioeconômica da empresa no município", diz a empresa.
“Essa é uma das nossas principais missões, gerar oportunidade de emprego e renda. Fomos recebidos com muito carinho pelos pernambucanos. E em Recife, fizemos questão de chegar enaltecendo, merecidamente, a identidade de um povo trabalhador, de cultura forte”, diz Ilson Mateus.