Candidatos se preparam para o concurso da Assembleia em busca de estabilidade e realização de sonho
Politica
Publicado em 06/04/2024

As provas irão ocorrer nos próximos dias 13 e 14 e conta com 29.973 inscritos que concorrem a 107 vagas

Por 'Jornal do Tocantins'

Morgana Gurgel*

Com a proximidade do aguardado concurso da Assembleia Legislativa do Tocantins, marcado para ocorrer no próximo fim de semana, os candidatos estão em uma rotina de estudos intensa. Para essas pessoas, o concurso representa não apenas a busca por uma aprovação, mas também a realização de um sonho e a conquista de uma estabilidade financeira almejada.

 

Em meio aos livros e anotações, encontramos candidatos dedicados, cada um com sua própria história e motivação.

 

"Chego do trabalho às 19 horas e fico até as 11 horas estudando para esse concurso, tem dias que chego cansado, porque estudo de manhã também, mas mesmo assim estudo para os concursos”, relata o estudante Marcos Pedro Arrais, de 22 anos.

 

Marcos conta que se inscreveu para técnico legislativo. O estudante tem focado nas leis complementares e orgânica para estudar, e que esta rotina não está fácil.

 

“Não vou dizer que é fácil, tem pessoas que se preparam durante anos para esses concursos, estou estudando há um ano, e é difícil porque só tenho a noite para estudar, e a pressão da família em cima para estudar fica ainda mais difícil focar”, explica.

 

O estudante trabalha na parte administrativa da casa do empreendedor e comenta que busca a tão sonhada estabilidade financeira por meio do concurso. “Ficaria mais tranquilo assim, acredito que todos que fazem concurso buscam por isso. Minhas expectativas estão bem altas e espero conseguir essa vaga”, finaliza.

 

A busca por estabilidade financeira é um dos principais motivadores para esses candidatos. Muitos deles enfrentam dificuldades financeiras ou instabilidade no mercado de trabalho, e veem no serviço público uma oportunidade de segurança e tranquilidade.

 

A estudante Mireia Carvalho, de 20 anos, trabalha como estagiária e conta que se inscreveu para técnico legislativo e um dos seus sonhos é passar no concurso para ter estabilidade. “Penso também em poder ajudar a minha família com essa estabilidade que vou conseguir por meio do concurso”, informa.

 

Além da estabilidade financeira, o concurso também representa a realização de um sonho. Para eles, conquistar uma vaga não é apenas uma questão de status ou salário, mas sim a concretização de anos de esforço e dedicação.

 

“Poder ter a segurança em um trabalho é um sonho para qualquer um, e o concurso pode proporcionar isso. Estou com minhas expectativas altas, estudo todos os dias no período da noite, pois estudo para a faculdade e trabalho o restante do dia, mas me mantenho firme e acredito que vou conseguir”, finaliza.

 

Sobre a concurso

A prova está marcada para ocorrer nos próximos dias 13 e 14 nos municípios de Palmas, Araguaína, Araguatins, Arraias, Dianópolis, Guaraí, Gurupi, Paraíso do Tocantins e Tocantinópolis.

 

Foram confirmados 29.973 inscritos, que irão concorrer às 107 vagas para cargos de policial legislativo II, técnico legislativo, analista legislativo e procurador jurídico. Os salários variam entre R$ 3.847,65 e R$ 32.228,69.

 

Para os candidatos aos cargos de policial legislativo II, técnico legislativo e analista legislativo, as provas objetivas serão realizadas no dia 14 de abril, das 8h às 12h, seguidas das provas discursivas no mesmo dia, das 14h às 19h.

 

Já para os candidatos ao cargo de procurador jurídico, as provas objetivas serão aplicadas no dia 13 de abril, das 13h às 18h, com a prova discursiva marcada para o dia seguinte, das 8h às 12h.

 

As provas serão do tipo objetiva para todos os cargos, enquanto a prova discursiva será específica para as vagas na área jurídica, revisores e jornalistas. Ademais, haverá prova prática apenas para as vagas de policial legislativo II.

*Morgana Gurgel é integrante do programa de estágio entre Jornal do Tocantins e Universidade Federal do Tocanitns (UFT), sob orientação de Raphael Pontes. 

Comentários