Cidades do Tocantins atraem turistas com eventos tradicionais da Semana Santa
28/03/2024 20:48 em Politica

Municípios mais antigos oferecem durante a Semana Santa uma programação com missas, procissões e a reprodução teatral da Via Sacra; confira

Por 'Jornal do Tocantins'

A Semana Santa é marcada pela celebração da morte e ressurreição de Cristo para os fiéis católicos. No Tocantins, municípios mais antigos oferecem durante a Semana Santa uma programação com missas, procissões e a reprodução teatral da Via Sacra.

 

A programação ocorre em Paraíso do Tocantins, Porto Nacional Natividade e atrai não apenas religiosos, mas também aqueles que desejam ter a experiência cultural única em eventos tradicionais.

Confira a programação durante a Semana Santa nos municípios:

Paraíso

De acordo com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur) a programação em Paraíso do Tocantins, município presente no Mapa do Turismo do Estado, as celebrações começaram no domingo (24) com a Procissão e Missa de Ramos. O evento contou com a participação de centenas de pessoas.

 

Segundo a prefeitura de Paraíso, o início da programação da Semana Santa na Serra do Estrondo, ocorreu com a missa e apresentação do teatro Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus com o grupo Parábola.

 

A programação foi realizada no alto da serra do estrondo, e segue até o próximo domingo de páscoa.

 

Conforme a Sectur, a subida da Penitência e Via Sacra ocorrerão na Sexta Santa, a partir das 5h30. No sábado (30), atletas profissionais e amadores participarão da sexta edição da Corrida Ecológica da Aleluia, às 7h.

 

A programação é realizada pelas paróquias Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e São José Operário, com apoio da prefeitura municipal, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Cultura e Turismo.

 

Natividade

Natividade, cidade centenária tombada como patrimônio histórico e artístico é conhecida não apenas pelas beleza de seus casarões e igrejas, como também pela preservação de suas festividades religiosas.

 

De acordo com a Sectur, o Encontro das Folias é um dos momentos marcantes da Semana Santa, realizado no Domingo de Páscoa, dentro de uma extensa programação iniciada na semana anterior, Domingo de Ramos.

 

No “Redondo”, área circular localizada na Praça da Matriz, os grupos de foliões encontram-se para entoar seus cantos e partirem oficialmente para o giro de 40 dias, que culminará nos Festejos do Divino Espírito Santo. Uma festa de cores e fé.

 

Porto Nacional

O município de Porto Nacional, conhecido como berço da cultura tocantinense, também integra o Mapa do Turismo e pode ser uma boa opção para quem busca sair da rotina neste feriado.

 

Porto Nacional conta com seu centro histórico tombado como patrimônio histórico e artístico, o que garante a preservação de 250 edificações, conjuntos de ruas, largos e praças.

 

A Catedral Nossa Senhora das Mercês é a única do Tocantins construída por freis dominicanos, inspirada na Basílica de Sain Sernin, na cidade francesa de Toulouse. Local onde serão realizadas as celebrações deste fim de semana. Veja datas e horários:

 

Quinta-feira (28) 19h - Missa de Lava-pés

Sexta-feira (29) 15h - Celebração da Cruz 19h - Procissão do Senhor Morto

Sábado (30) 20h - Vigília Pascal

Domingo (31) Missa de Páscoa às 7h30, 10h, 17h e 19h

 

Outro Municípios

As tradições se espalham também por em Arraias, onde é possível conhecer a Igreja de Nossa Senhora dos Remédios.

 

As cidades de Conceição do Tocantins, Chapada da Natividade, Dianópolis, Monte do Carmo, Nazaré, Araguacema, Tocantinópolis, Tocantínia, Pedro Afonso, Taguatinga, entre outras também contam com lindas igrejas e programação para os fiéis locais e visitantes até o próximo domingo (31).

 

COMENTÁRIOS