BEACH SOCCER: Com dois maranhenses na Seleção Brasileira, Copa do Mundo FIFA começa nesta 5ª-feira (15)
Politica
Publicado em 14/02/2024

Datinha e Bobô estreiam com o time brasileiro, na sexta-feira (16), contra Omã, no Mundial em Dubai

Com informações da FIFA e CBSB

DUBAI - Os grandes astros do beach soccer mundial se reúnem, a partir desta quinta-feira (15), em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, para a Copa do Mundo de Beach Soccer da FIFA 2024.

 

A Seleção Brasileira, que contará com os maranhenses Bobô e Datinha, busca seu sexto título para se tornar o primeiro selecionado do futebol brasileiro a conquistar um hexacampeonato mundial.

 

A competição, que vai até o dia 25 deste mês, terá na disputa ainda Emirados Árabes Unidos, Egito, EUA, Itália, Espanha, Irã, Taiti,  Argentina, Senegal, Belarus, Colômbia, Japão, Omã, Portugal e México (Veja abaixo os grupos).

 

O Brasil estreia contra Omã, às 13h30 (horário de Brasília), da sexta-feira (16). 

 

Local e transmissão 

Todas os jogos da Copa do Mundo irão acontecer na quadra do Distrito do Design de Dubai, com transmissão da CazéTV (YouTube) e do SporTV.

 

Craque que estarão em quadra

Craques como Catarino, Rodrigo e Datinha (Brasil), Chiky (Espanha), os gêmeos Martins (Portugal), Moslem Mesigar (Irã), Ozu Moreira (Japão) desfilarão na arena montada para receber as partidas da Copa do Mundo. Há também bons jogadores em outras seleções, é claro. Alguns deles são o argentino Lucas Ponzetti, os italianos Leandro Casapieri e Marco Giordani, os americanos Chris Toth e Nick Perera, o senegalês Raoul Mendy e o emiradense Walid Mohammad. 

 

Brasil maior vencedor 

O Brasil é o maior vencedor de Copas do Mundo, com cinco títulos (2006, 2007, 2008, 2009 e 2017). Em 2021, na última edição do torneio (sediada e conquistada pela Rússia), o Brasil foi eliminado nas quartas de final com derrota para o Senegal. 

 

Nesta edição de 2024, a Seleção Brasileira busca o primeiro hexacampeonato de um time de futebol brasileiro no mundo, já que é penta no futebol, no beach soccer e no futsal. 

 

Será a 12ª vez do Brasil na competição, em 12 edições já realizadas. Somente o Japão também tem 100% de participações em Copas do Mundo FIFA. Além disso, o Brasil é dono do recorde de 30 vitórias consecutivas, que foi interrompido apenas na sua primeira derrota no torneio por um placar de 12 a 8 para a Rússia na final de Ravenna 2011.

 

Neste Mundial em Dubai o time brasileiro ficou na chave D, ao lado de Omã, Portugal e México. Em seguida a seleção ainda enfrentará Portugal e México. A estreia da Amarelinha será no dia 16, diante do Omã, às 14h (de Brasília).

 

No dia 18, às 14h novamente, Portugal será o adversário da Seleção Brasileira, que faz a última partida pela fase de grupos contra o México, no dia 20, também às 14h.

 

Maiores artilheiros do Mundial 

Madjer, o astro português, marcou 88 gols na história do torneio, sendo o artilheiro com larga vantagem. O segundo colocado da lista é o suíço Dejan Stankovic, com 47 gols. Depois aparecem na lista: Gabriele Gori (Itália, 41), Belchior (Portugal, 39), Bruno Malias (Brasil, 39), Alan (Portugal, 38) e André (Brasil, 38) .

 

Grupos da Copa do Mundo de Beach Soccer da Fifa 2024

Grupo A - Emirados Árabes Unidos, Egito, EUA e Itália

Grupo B - Espanha, Irã, Taiti e Argentina

Grupo C - Senegal, Belarus, Colômbia e Japão

Grupo D - Brasil, Omã, Portugal e México

 

Elenco da Seleção Brasileira 

Goleiros

Bobô (Sampaio Corrêa-MA)

Teleco (Vasco da Gama-RJ)

 

Fixos

Brendo (Anchieta-ES)

Bruno Xavier (Anchieta-ES)

Catarino (Catanha BS-ITÁLIA)

 

Alas

Datinha (Sampaio Corrêa-MA)

Filipe Silva (Lokomotiv-RÚSSIA)

Mauricinho (Vasco da Gama-RJ)

Zé Lucas (ABC/Galinhos-RN)

 

Pivôs

Alisson (ABC/Galinhos-RN)

Edson Hulk (Sampaio Corrêa-MA)

Rodrigo (Flamengo-RJ)

 

A Comissão Técnica será composta pelo técnico Marco Octavio, auxiliar técnico Juninho, médico Renato Kurtz, preparador de goleiros Fabrício Santos e fisioterapeuta Mauricio Bity.

Comentários