Pedro Timothéo ficará por um ano na Alemanha durante intercâmbio
O estudante augustinopolino Pedro Timothéo Palmares Araújo Oliveira, 17 anos, vai residir durante aproximadamente um ano na Alemanha, através do Programa de Intercâmbio Internacional de Jovens (YEP), desenvolvido e apoiado pelo Rotary Internacional.
Neste período o jovem estudante terá oportunidade de conhecer outras culturas, aprender um novo idioma e ampliar os horizontes de conhecimento, transformando-se assim como outros jovens de mais de 100 países em verdadeiros cidadãos do mundo, incentivando-os a serem “Embaixadores da Paz” de seu país, fomentador da Compreensão Mundial, conquistando amadurecimento, emancipação moral e crescimento pessoal.
Na manhã desta sexta-feira, 09, pais, amigos e membros do Rotary Clube de Augustinópolis [Distrito 4530] acompanharam o jovem até o aeroporto de Imperatriz/MA onde embarcou para o Aeroporto de Guarulhos e daí para Frankfurt/Alemanha. “Estou emocionada, de coração partido, mas feliz, sei que é um passo importante para a vida dele”, falou a mãe do jovem, Lusilene Araújo. O pai, o empresário Paulo Palmares, foi sucinto. “Estou cheio de contentamento”.
O primeiro jovem intercambista de Augustinópolis foi Dante Ijarma Veloso, filho dos empresários Djeyse Araújo e Josivaldo Veloso para a Índia, em 2018/19. Dante ficou na Índia por aproximadamente um ano onde vivenciou uma cultura milenar e muito diferente da qual foi criado, principalmente em termos alimentares e religioso.
“O Intercâmbio é uma forma de propagar a paz mundial, uma vez que os jovens têm a chance de aprender sobre novos povos, religiões, costumes e culturas, compartilhando conhecimentos de seu país de origem”, destacou Vângela Queiroz, presidente do Rotary Clube de Augustinópolis., acrescentando: “Nós do Rotary Clube de Augustinópolis temos orgulho de já ter viabilizado o intercâmbio de dois jovens”.
O PROGRAMA
O programa de intercâmbio é direcionado à jovens estudantes da comunidade em geral. Por meio do programa famílias têm a oportunidade de enviar seus filhos para fora do país e viverem experiências incríveis, adquirindo um conhecimento muito grande. Ao mesmo tempo, as famílias também podem estar recebendo em sua casa um intercambista, e isso é bom pelo fato de a comunidade estar convivendo com alguém de uma cultura diferente da sua e assim, conseguirem promover a boa vontade e a paz mundial entre os povos.
Durante o período de intercâmbio, o jovem deve desenvolver a liderança, enquanto se familiariza com a cultura e idioma do país, idealizando e executando projetos para a promoção da compreensão internacional. A expectativa é criar e manter laços com as famílias anfitriãs, companheiros de Rotary, Rotaract e Interact da cidade onde for residir neste período.
(Redação Voz do Bico)