PRF apreende três carregamentos ilegais de madeira na Região Tocantina
Politica
Publicado em 30/01/2024

As três ocorrências ocorreram no munícipio de Governador Edson Lobão

Com informações da PRF

 

Uma fiscalização realizada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na BR-010, região tocantina maranhense, apreendeu três carregamentos de madeira serrada transpostados em desacordo com a legislação vigente. A ação aconteceu na manhã e tarde desse domingo (28).

 

As três ocorrências ocorreram no munícipio de Governador Edson Lobão.

 

A primeira apreensão (foto acima) aconteceu quando uma equipe PRF deu ordem de parada a um caminhão Mercedes Benz L1620, cor vermelha, placas da Paraíba, o qual era conduzido por um homem de 38 anos de idade.

 

 

A fiscalização constatou o transporte de 13m³ de madeira nativa. Como irregularidade, foi constatado que as amostras recolhidas tratavam-se de espécies diferentes daquelas declaradas na nota fiscal e na Guia Florestal. Dessa maneira, diante das informações obtidas foi constatada, a princípio, ocorrência de Transportar, adquirir, vender, madeira, lenha, carvão sem licença válida.

 

 

Na segunda ocorrência, a equipe deu ordem de parada a um caminhão-trator Scania/R 480 A6X4, cor branca, placas do Ceará, ao qual estava atrelado um semirreboque Noma SR3E27 CG, cor preta, placa do estado do Pernambuco.

A documentação fiscal trata do transporte de 35m³ de madeira nativa de várias espécies. Ao se examinar a carga, na parte inferior, atrás do tombador traseiro, foi encontrada uma quantidade significativa de sarrafos de jatobá. Além desta espécie, foram observadas outras compondo a carga e também ausentes na documentação apresentada.

 

O terceiro carregamento ilegal de madeira interceptado pelos agentes da PRF, aconteceu quando foi abordado um caminhão-trator Volvo/FH 460 6X2T, cor branca, placas do Pará, ao qual estava atrelado um semirreboque Guerra AG SI, cor cinza.

Os veículos pertencem ao condutor, que apresentou a documentação da carga transportada, sendo 32m³ de madeira nativa. No total, os três carregamentos interceptados somaram aproximadamente 87m³ de madeira nativa serrada apreendidos.

Comentários