Alunos do nível 3 (do 6º ao 9ª ano) e do ensino médio, seja de escolas públicas ou privadas do Estado, estão aptas a participar
- A terceira edição da Olimpíada Maranhense de Foguetes (Omafog) teve as inscrições prorrogadas até quinta-feira (17). O evento, promovido pelo Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema), está marcado para os dias 21 e 22 de agosto na Universidade Estadual do Maranhão (Uema). Alunos de escolas públicas e privadas a partir do 6º ano podem participar. As inscrições podem ser feitas no site.
Alunos do nível 3 (do 6º ao 9ª ano) e do ensino médio, seja de escolas públicas ou privadas do Estado, estão aptas a participar. No dia 21, haverá a competição do ensino médio. São 100 vagas disponíveis para equipes, que deverão ser formadas por até três alunos e um professor orientador. Já no dia 22, ocorrerá a disputa de alunos do Nível 3, com vagas para 50 equipes. Na competição, vencem as equipes que conseguirem alcançar as maiores altitudes no lançamento dos foguetes.
As peças são feitas de garrafas pet e o lançamento acontece a partir de uma reação química (para o ensino médio) ou de pressão (para o ensino fundamental). Além dos prêmios como troféus e medalhas, o evento disponibilizará, ainda, três vagas para acompanhar a Jornada de Foguetes, que acontecerá na cidade de Barra do Piraí, no Rio de Janeiro.
Omafog A Omafog é realizada anualmente pelo Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema). É inspirada nas competições nacionais da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e tem as regras em consonância com as normas da XVII edição da Mostra Brasileira de Foguetes (Mobfog).