O evento contou com a participação da Ministra dos Povos Originários, Sônia Guajajara
Nesta sexta-feira (4) a programação inclui palestra com escritor Fabrício Carpinejar
A Secretaria Municipal de Educação (Semed) de Imperatriz realiza nesta quinta-feira (3) e sexta-feira (4) o VIII Congresso Municipal de Educação. Hoje, o evento que reúne cerca de três mil profissionais da rede de ensino contou com a participação da Ministra dos Povos Originários, Sônia Guajajara.
Graduada em Letras e pós-graduada em Educação Especial, a ministra destacou a manutenção das 274 línguas maternas dos povos originários faladas em todo o brasil e o avanço na conquista dos indígenas por meio da educação.
“Hoje os povos indígenas estão acessando e participando de diversos espaços, do Executivo, do Legislativo e também do Judiciário. É uma forma de demonstrar na prática como nós estamos fazendo a inclusão dessa diversidade de povos dos territórios que têm no Brasil”, disse Sônia Guajajara.
Nestes dois dias, gestores, coordenadores, professores e convidados compartilham saberes e dialogam sobre o tema “Incluir e avaliar: a educação como instrumento de transformação social”. Nesta sexta (08) a programação do congresso também terá a presença do escritor, Fabrício Carpinejar, com palestra às 18h.
Para o secretário de Educação, José Antônio Pereira, é mais um momento de atualização das práticas pedagógicas, de troca de experiências e conhecimento. “Preparamos para nossos servidores um encontro com os melhores pesquisadores do mercado, que dialogam sobre avaliação e inclusão. Isso possibilitará o nosso crescimento pedagógico, para atender as demandas de uma sociedade diversificada”.