André Fufuca se reuniu com Alexandre Padilha nesta semana
Deputado maranhense é uma indicação do PP para compor o governo Lula; previsão inicial era de que a pasta do Desenvolvimento Social é o pedido do partido
Neste fim de semana, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deverá definir o espaço em seu primeiro escalão que será destinado para os partidos do chamado Centrão. Um dos futuros ministros será o deputado maranhense André Fufuca (PP).
O ministério pedido pelo Progressista, que já fechou questão em torno da indicação do nome de Fufuca, é o de Desenvolvimento Social, atualmente ocupado pelo petista Wellington Dias. No entanto, a liberação do espaço no governo encontrou barreira devido ao Programa Bolsa Família, que é da pasta almejada pelo PP.
Segundo apurou a reportagem, André Fufuca pode até ficar com o Ministério de Desenvolvimento Social, mas o Bolsa Família sairá da competência da pasta. Os governistas acreditam que o programa pode até ir para a Casa Civil, por exemplo.
Não se sabe se o PP irá aceitar o desmembramento do ministério pelo risco de não conseguir contemplar os interesses da bancada do partido. Outra opção que vem sendo ventilada é o Ministério de Portos e Aeroportos, atualmente comandado por Márcio França (PSB).
O fato é que a decisão do presidente Lula sairá neste fim de semana. Depois é esperar as conversas que indicarão se o Centrão sentirá que será contemplado pelas opções dadas pelo presidente da República.
Do "Imirante"