Punição do PL a deputados não atinge Josimar de Maranhãozinho
22/07/2023 08:37 em Politica

Josimar de Maranhãozinho decidiu não participar de nenhuma comissão técnica na Câmara dos Deputados

 

A direção nacional do PL decidiu punir os quatro deputados federais do Maranhão por votação favorável na medida provisória dos Ministérios, aquela que criou pastas como a dos Povos Originários. A punição foi de três meses sem participar de comissões. Esta punição, por sinal, nenhum mal fará ao principal nome do PL maranhense que é o deputado Josimar de Maranhãozinho.

 

Maranhãozinho não faz parte de qualquer comissão na Casa. Foi uma opção dele. Os demais (Detinha, Pastor Gil e Júnior Lourenço) até fazem, mas - ao que tudo indica pelo número de faltas nas reuniões, não poder participar das agendas não é um grande problema.

 

Júnior Lourenço, por exemplo, não participou de nenhuma reunião da Comissão de Saúde - que ele é membro - no primeiro semestre. Logo, não se importa. Detinha está como suplente na comissão de Previdência e titular nas comissões de Saúde e a que acompanha os municípios maranhenses que decretaram estado de emergência.

 

Detinha participou de 20 reuniões, no total, faltou a 22. Duas somente com ausência Justificada.

 

Já o Pastor Gil é suplente em duas comissões (a de Saúde  e Previdência) e titular nas comissões de Educação e Direitos Humanos. Por lá, ele participou de 7 sessões e faltou outras quatro.

 

O fato é que a relação próxima de Maranhãozinho com o presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, parece ter gerado um acordo de “punição” para satisfazer a ala (maioria, por sinal) mais radical ligada ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

 

Mas Valdemar sabia que não poderia prejudicar o aliado forte que tem. Tão forte que o presidente nacional do PL decidiu não ceder às pressões do então presidente Bolsonaro para entregar o partido para o então senador Roberto Rocha.

 

Valdemar acalmou a ala mais radical em total acordo com Josimar de Maranhãozinho.

COMENTÁRIOS