UEMASUL é vice-campeã nos Jogos Universitários Maranhenses
11/07/2023 08:41 em Politica

A Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL) brilhou nos Jogos Universitários Maranhenses (JUMS), conquistando a segunda colocação em duas modalidades das competições. A instituição foi representada por 84 alunos, divididos em seis equipes, que se classificaram na etapa regional sul e partiram rumo às semifinais e finais disputadas na capital maranhense.

Na modalidade de voleibol, o time feminino da UEMASUL enfrentou um desafio acirrado na semifinal contra a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), mas acabou sendo superado. Por outro lado, o time masculino obteve uma vitória sobre o Centro Universitário do Maranhão (CEUMA), garantindo assim sua vaga na final.

Os times de futsal feminino e masculino não alcançaram a classificação, mas representaram o esporte e a instituição com muita garra e compromisso. O destaque ficou por conta das equipes de handebol feminino e masculino, e voleibol masculino, que avançaram até a final. Após vitórias sobre times como a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e a UFMA, os atletas da UEMASUL asseguraram a medalha de prata em suas categorias.

Marília Brandão, acadêmica do curso de Matemática da UEMASUL comentou sobre a alegria de chegar à final dos jogos: “Nós conseguimos! Somos vice-campeãs maranhenses de handebol. O jogo foi sofrido mas em nenhum momento abaixamos a cabeça e terminamos com um placar satisfatório, de 26 a 37 para o nosso adversário, mas pra gente é uma vitória muito grande sermos vice-campeãs disputando com equipes tão grandes e experientes. Ano que vem com certeza disputaremos ainda mais preparadas”.

Com um desempenho notável, a UEMASUL conquistou três medalhas de prata, demonstrando o talento e a dedicação dos estudantes-atletas da instituição. Essa conquista reafirma o compromisso da universidade com o esporte e destaca os resultados positivos de seus investimentos nessa área.

“Trabalhamos para dar condições de formação plena aos nossos acadêmicos, e sabemos que na caminhada universitária a adesão à prática de esportes constitui um fator relevante para o melhor desempenho na vida acadêmica, então investimos em infraestrutura e apoio logístico e o resultado é que estamos bem representados por essa juventude nos jogos universitários, e o mais importante: eles estão engajado nas práticas esportivas e nos estudos, apresentando bom jogo, pesquisas e produção de conhecimento”, ressaltou a reitora Luciléa Gonçalves.  

A participação da UEMASUL nos Jogos Universitários Maranhenses fortalece não apenas o espírito competitivo dos alunos, mas também a integração entre as instituições de ensino superior do estado. Essa conquista é motivo de orgulho para toda a comunidade acadêmica, que celebra o desempenho exemplar dos atletas.

O professor Cleydson Ferreira Lopes, chefe da Divisão de Recreação e Desportos, ressaltou a importância do esporte para a UEMASUL. Ele frisou que, recentemente, a instituição conquistou o seu próprio ginásio poliesportivo, o que tem impulsionado ainda mais o desenvolvimento do esporte dentro da universidade.

"Foi gratificante ver a expressão de felicidade dos nossos estudantes-atletas ao participarem dos Jogos Universitários Maranhenses. Mesmo diante de algumas derrotas, eles se mantiveram com o espírito esportivo, torcendo pelos amigos e pela universidade. Além dos benefícios para a saúde e o bem-estar, o esporte também acrescenta muito à vida acadêmica. Essa experiência foi extremamente proveitosa", afirmou o professor Cleydson Ferreira Lopes.

COMENTÁRIOS