Covid-19: 2,3 milhões de maranhenses não receberam vacina de reforço
Politica
Publicado em 09/01/2023

Além disso, cerca de 870 mil pessoas não tomaram nem mesmo a segunda dose do imunizante

 

Cerca de 2,3 milhões de pessoas do estado do Maranhão ainda não receberam a dose de reforço da vacina contra a covid-19. O levantamento é da Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS) que aponta o atraso de outros residentes no estado na conclusão do ciclo vacinal.

 

No caso da 2ª dose do imunizante, mais de 870 mil pessoas não voltaram às unidades de vacinação para receber a aplicação. Enquanto os faltosos da 2ª dose de reforço giram em torno de 700 mil.

 

O atraso vacinal acontece mesmo com a disponibilidade de doses contra o Sars-Cov-2 na rede pública de saúde. Desde o começo da campanha de imunização, o Ministério da Saúde distribuiu para o estado nordestino mais de 16 milhões de doses.

 

Dos imunizantes entregues, 5 milhões foram usados na aplicação da 1ª dose e outros 4,4 milhões na 2ª dose ou dose única. Entre as doses de reforço 1 e 2, foram destinados 2,85 milhões de imunizantes.

 

Até o momento, 163 milhões de brasileiros tomaram a segunda dose ou a dose única da vacina contra a covid-19, o que representa 79% da população. Quanto à primeira dose de reforço, 102,5 milhões foram aplicadas. Já a segunda dose de reforço – ou dose adicional – soma 45,2 milhões de aplicações.

Comentários