Atual presidente, deputado Othelino Neto, abriu mão da disputa e declarou apoio à socialista, que iniciará primeiro mandato primeiro mandato na casa
A deputada estadual Iracema Vale (PSB) não terá adversários e será aclamada nova presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão na eleição da Mesa Diretora da Casa, que será realizada no dia 1 de fevereiro.
O atual presidente do Legislativo, deputado Othelino Neto (PCdoB) desistiu de disputar a reeleição e declarou apoio à Iracema, consolidando assim consenso na disputa.
Iracema contou com forte articulação do Palácio dos Leões desde o fim do ano passado, quando o governador Carlos Brandão (PSB) e o vice, Felpe Camarão (PT), começaram a se movimentar pela eleição no Legislativo.
Ela também se tornará a primeira mulher a comanda a Assembleia na história política da Casa
Licença
Apesar de ainda não ter revelado qual o seu destino, é provável que o deputado Othelino Neto ocupe algum cargo público em Brasília e acompanhe de perto o mandato da esposa, Ana Paula Lobato (PSB), que em fevereiro assume - na condição de suplente -, mandato de senadora no Congresso Nacional.
Ela ocupará a cadeira do ministro da Justiça, Flávio Dino (PSB), que permanecerá de licença do mandato no Senado.
Diálogo
Aliada de Brandão, Iracema tem defendido parceria institucional e diálogo entre o Executivo e o Legislativo em 2023. Ela integrará bancada governista na Casa e trabalhará pela aprovação de matérias de interesse do Palácio dos Leões.
A eleição da Mesa Diretora marcará o início da nova legislatura, que se estenderá de fevereiro de 2023 a janeiro de 2027.