Garantia de mais agilidade na prestação dos serviços aos servidores públicos com o funcionamento da primeira Agência Previdenciária, inaugurada pelo governo do Estado em julho deste ano. A estrutura trouxe mais qualidade no atendimento aos segurados e beneficiários da previdência no Maranhão. A agência integra a estrutura do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Maranhão (Iprev) e disponibiliza 80% dos serviços do órgão de forma imediata ao funcionalismo público estadual.
A emissão de fichas financeiras, comprovantes de benefícios, guia de pagamento de ocupação e também de atos para fins de aposentadoria, que já estejam publicados no Diário Oficial, estão disponíveis na Agência Previdenciária. Anteriormente, para acessar estes e vários outros serviços era necessário formalizar um requerimento e iniciar processo administrativo, o que demandava tempo. Cada vez mais, o Iprev trabalha para ampliar os serviços imediatos e qualificar a atuação da agência.
“Com a implantação da Agência Previdenciária, uma parte dos serviços da previdência estadual passou a ser oferecida na ponta, diretamente nos nossos guichês, sem a necessidade de abertura de um processo administrativo. Isso agiliza o atendimento, seguindo a determinação do governador Carlos Brandão de melhoria constante dos serviços prestados à sociedade”, explica o presidente do Iprev, Guilberth Garcês.
“A criação da Agência Previdenciária aproxima todos os setores do Iprev e traz mais celeridade na análise dos processos. Vamos também conseguir nos aproximar mais dos beneficiários e melhorar o atendimento prestado”, avalia a coordenadora do Atendimento, Ludmylla Costa.
Foram mais de 8,3 mil atendimentos realizados pela nova agência, desde sua inauguração até outubro. A Agência Previdenciária está localizada na Avenida São Luís Rei de França, nº 453, Jardim Eldorado-Turu, em São Luís, onde funciona a Perícia Médica e a sede do Iprev.
Centro Social do Servidor
Neste ano de 2022, uma série de iniciativas em benefício dos aposentados e pensionistas estaduais foram consolidadas pelo Iprev. Destaque para as melhorias no Centro Social do Servidor, na Avenida Sambaquis, Calhau, em São Luís. O espaço ganhou novas instalações, com três quadras de esportes ao ar livre, que seguem medições oficiais e podem ser utilizadas para beach tênis, vôlei de praia e futevôlei. O teto do ginásio foi recuperado e foram executadas obras na área da piscina, com a substituição do alambrado, recuperação do piso, reforma dos vestiários e recuperação das piscinas infantis, dentre outros serviços.
Os chalés que integram o centro social, e que podem ser alugados por temporada pelos servidores, foram revitalizados. As casas receberam melhorias na rede elétrica e hidráulica, além do conserto das calçadas e pintura geral. Novos fogões e geladeiras foram garantidos nos chalés. A requalificação foi parte das ações comemorativas pelo Dia do Servidor Público – comemorado em 28 de outubro.
Novo PAI
O governo do Estado também reformulou o Programa de Ação Integrada para o Aposentado (PAI) que, após a reforma do Centro Social do Servidor, passou a ter as atividades distribuídas em dois prédios, sendo um voltado para as atividades físicas e culturais e outro dedicado aos atendimentos médicos e à administração do programa.
O prédio do PAI ganhou uma sala dos professores, o Espaço da Memória, sala de artesanato, além de áreas administrativas e de assistência social. “Estamos muito felizes de poder oferecer mais atendimentos e melhorar ainda mais a qualidade do trabalho oferecido para os nossos idosos”, afirmou a coordenadora do PAI, Arlete Pontes.
Com o trabalho conjunto com outros órgãos, o PAI conta também com atendimentos médicos e de enfermagem. “Estamos muito felizes de poder oferecer mais atendimentos e melhorar ainda mais a qualidade do trabalho oferecido para os nossos idosos”, destacou a coordenadora.
Bem-Estar Melhor Idade
Em parceria com a Secretaria de Estado da Gestão, Patrimônio e Assistência dos Servidores (Segep), o Iprev implantou o espaço Bem-Estar Melhor Idade, que oferta atendimentos médicos aos servidores estaduais aposentados nas áreas de clínico geral, geriatra, dermatologia e cardiologia.
Fundo Estadual de Pensão e Aposentadoria
O Iprev concluiu o inventário situacional dos bens imóveis que compõem o Fundo Estadual de Pensão e Aposentadoria (FEPA). Com isso, foram atualizadas informações sobre o patrimônio imobiliário do fundo, sobre a utilização social dos prédios e terrenos, a situação atual de cada um dos imóveis e, ainda, valores de mercado.
São 33 imóveis, entre edificações e terrenos, em São Luís e outros 14 municípios maranhenses. O FEPA garante os recursos necessários ao pagamento de aposentadorias e pensões estaduais