A Polícia Militar do Maranhão (PMMA) formou, nesta sexta-feira (21), 45 novos aspirantes a oficiais. A solenidade de Formatura dos Aspirantes da 25º Turma ocorreu no Quartel do Comando Geral da PMMA, no Calhau.
O secretário de Estado da Segurança Pública, coronel Silvio Leite, afirma que a nova turma está pronta para servir a sociedade. “Estamos entregando excelentes profissionais capacitados para atender as necessidades de segurança da sociedade maranhense. Eles serão distribuídos por todas as regiões do estado e tenho a certeza de que farão um bom trabalho”.
O aspirante Gustavo Cozzi ressaltou que foram três anos e meio de muito estudo com foco no servir à população. “Agora é o momento de aplicar os conhecimentos aprendidos na Academia de Polícia Militar e mudar a vida da sociedade, levando segurança no dia a dia de cada cidadão”, disse.
Sentimento semelhante foi compartilhado pelo aspirante Adiel Sousa. “Valeu a pena todo o sacrifício. Realizo um sonho que não é só meu, mas também dos meus pais. Um novo ciclo inicia-se e espero corresponder a todas as expectativas que estão sobre mim”, declarou.
Como iniciar na carreira
O ingresso do aluno no Curso de Formação de Oficiais (CFO) acontece por meio do vestibular de acesso ao ensino superior (PAES).
O CFO é fruto do convênio de mútua cooperação técnico-cientifica firmado com a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).
O Curso tem a duração de quatro anos com aulas ministradas na Academia de Polícia Militar Gonçalves Dias (APMGD), situada no Calhau, em São Luís, e na UEMA. Esta é a 25ª turma formada pelo Curso de Formação de Oficiais.
Durante o CFO são ministradas disciplinas de gestão, comando, além de disciplinas operacionais e práticas relacionadas à atividade policial militar.
Após a formatura, os cadetes passam a ser chamados de aspirante a oficial.