O governador Carlos Brandão (PSB) foi reeleito para o comando do Poder Executivo no pleito deste domingo (2). Ao lado do ex-secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão (PT), eleito vicegovernador, Brandão havia recebido 51,14% dos votos válidos com 98,51% das urnas apuradas e assegurou mandato até 2026.
O ex-prefeito de São Pedro dos Crentes, Lahesio Bonfim, candidato ao Governo pelo PSC, recebeu 25% dos votos válidos e ficou na segunda colocação. Apesar do desempenho, Lahesio não conseguiu se credenciar ao segundo turno, e saiu derrotado.
O resultado parcial que assegurou a vitória de Brandão ocorreu por volta das 23h45. O atraso na apuração se deu em decorrência das longas filas que foram formadas em todo o estado do Maranhão na tarde deste domingo. Muitos eleitores votaram depois das 17 horas, justamente por causa das filas.
De fora Em terceiro lugar ficou o senador Weverton Rocha, candidato ao Governo pelo PDT, com 20,70% dos votos válidos até a publicação desta reportagem. Logo em seguida ficou o ex-prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior, do PSD.
A totalização de votos seguiu da seguinte forma:
Enilton Rodrigues, do PSOL; Hertz Dias, do PSTU; Simplício Araújo, do Solidariedade; Joas Moares, do DC, ficou na oitava colocação e Frankle Costa (PCB) foi o último colocado no pleito.
A Justiça Eleitoral ainda não finalizou a contagem dos votos, mas matematicamente, Brandão já está reeleito. Totalização.
De um total de 5.042.999 eleitores aptos a votar no pleito deste ano, 3.863.128 milhões compareceram às urnas, no levantamento parcial. Deste montante, a Justiça Eleitoral computou 3.402.459 milhões de votos válidos; 119.903 brancos e 342.853 nulos. A abstenção no Maranhão foi de 1.102.675 milhões de eleitores, no levantamento parcial.