Servidores da Secad participaram da edição do Fórum, que aconteceu em Goiânia (GO), com líderes da gestão pública de todo o país
Wanderson Gonçalves/Estado do Tocantins
Com objetivo de promover e discutir políticas públicas, os secretários de Administração e Planejamento e os técnicos da gestão pública de todo o país estiveram reunidos, nesta quinta-feira (15) e sexta-feira (16), no 123º Fórum Nacional de Secretários de Estado da Administração, em Goiânia (GO). O encontro é promovido pelo Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad).
O Tocantins participa com representantes em todos os Grupos de Trabalho, promovendo o intercâmbio de informações e troca de experiências com outros Estados nas mais diferentes áreas como gestão de pessoas, licitações, gestão patrimonial, escolas de governos, entre outros assuntos.
“O Fórum é um espaço onde damos continuidade ao trabalho que o Consad vem desenvolvendo ao longo dos últimos anos. A principal missão do Consad é ser este local onde os secretários e suas equipes técnicas fazem discussões, dão encaminhamentos técnicos, fornecem sugestões e compartilham boas práticas entre os Estados”, afirma o presidente do Consad, Buno D´Abadia.
O encontro também marca a continuidade do desenvolvimento do Book de Transição, uma importante ferramenta que reúne uma série de orientações técnicas para assegurar a continuidade de políticas públicas sem prejuízo à sociedade durante as fases de transição dos governos. A iniciativa está sendo desenvolvida em parceria com o Centro de Liderança Pública (CLP), Fundação Dom Cabral e o Movimento Vamos.
“Os encontros periódicos do Consad promovem uma verdadeira mudança na maneira como fazemos gestão pública, por meio dos debates das boas práticas dos estados é possível adaptar o que já existe e está funcionado bem na entrega de serviços para o cidadão, em diversas áreas”, frisou o Superintendente de Administração e Finanças da Secad, Cleomar Arruda.
Primeiro dia de programação
No evento, os participantes apresentam aos secretários, representantes e técnicos dos estados um compilado de boas práticas na gestão pública.
Por exemplo, durante o encontro do Grupo de Trabalho de Saúde e Segurança do Servidor, os Estados compartilharam suas experiências. O Distrito Federal apresentou o seu case em relação a perícia médica, dados epidemiológicos, promoção à saúde do servidor e debateu também sobre a resolução do GT Saúde.
O painel Reforma Administrativa foi conduzido por Felipe Drummond, especialista na área e consultor da República.org. Na oportunidade, foram debatidos tópicos como gestão de desempenho, modernização da modalidade de contratação temporária, igualdade racial e equidade de gênero no serviço público, aprimoramento de concursos públicos, entre outros assuntos.
No primeiro dia do Fórum aconteceu também o debate sobre o Marco Legal das Startups e contratações de soluções de inovação, além do painel sobre os desafios do saneamento no país.
Segundo dia de programação
A programação da sexta-feira (16), foi marcada principalmente pela apresentação dos Grupos de Trabalho do Consad sobre o andamento e desenvolvimento do Book de Transição. Foram abordadas orientações sobre o panorama das concessões e parcerias público-privadas no Brasil, a gestão de pessoas no serviço público, escolas de governos, transformação digital, entre outros temas da gestão pública.
O evento foi realizado pelo Consad e com correalização do Governo do Estado de Goiás. Além disso, o Fórum foi apoiado por Capemisa Seguradora, Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (Idecan), Techne, Fundação Dom Cabral, Vamos e Centro de Liderança Pública (CLP).