Uma embarcação naufragou na 5ª feira (8.set.2022) nas proximidades da Ilha de Cotijuba, em Belém (PA). Segundo o governo do Estado, 63 sobreviventes foram resgatados e levados para a capital. Até a publicação deste texto, 11 mortes haviam sido confirmadas, sendo 9 mulheres, 1 homem e uma criança. A embarcação tinha capacidade para 82 pessoas.
O barco seguia de Marajó para a capital do Estado. Segundo a Arcon (Agência de Regulação e Controle de Serviços Públicos), a empresa dona da embarcação já havia sido notificada e teve um barco apreendido, pois não possui autorização para operar.
Os responsáveis, porém, colocaram uma nova embarcação para fazer o trajeto, que foi novamente apreendida pela Marinha durante fiscalização. O barco que naufragou foi o 3º usado pela empresa.
A Polícia Civil instaurou um inquérito para investigar o naufrágio. A Marinha do Brasil também vai investigar. Da apuração da Marinha sairá um laudo que será encaminhado ao tribunal marítimo.
As buscas por vítimas continuam. Enquanto isso, o governo do Estado tem prestado apoio aos sobreviventes e familiares das vítimas. Está sendo providenciado acolhimento, alimentação e hospedagens dos sobreviventes até que eles sejam deslocados para as suas cidades de origem.
Com informações da Agência Brasil.