Operações da Segurança Pública reduzem em 80% ocorrências contra agências bancárias
18/06/2022 08:16 em Politica

A Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-MA), a partir de uma série de operações com foco no combate às ocorrências contra agências bancárias, alcançou a redução dos casos. No comparativo do primeiro semestre de 2015 e 2022, houve uma queda expressiva nos roubos, furtos, explosões e da extorsão mediante sequestro, conhecida como "sapatinho". Foram 45 registros em 2015, reduzindo para nove no mesmo período deste ano – uma queda de 80%.



As explosões a bancos tiveram uma expressiva redução – 81%. Somaram 27 no primeiro semestre de 2015. O plano de operações colocado em execução pela Segurança Pública, já resultou em queda destas ocorrências logo no ano seguinte, quando foram registrado 22 destes casos. Os números continuaram em queda gradativa nos demais períodos e neste primeiro semestre, apenas cinco ocorrências foram registradas. Estes casos representam 50% das ocorrências contra bancos no Maranhão.



“As explosões estão entre as modalidades mais violentas contra bancos, pois alarmam as regiões, depredam as estruturas físicas das agências e causam enormes prejuízos à população com a falta do serviço, que por conta destes ataques, costuma ser suspenso. A polícia está a postos combatendo este e os demais crimes contra estas instituições. É um trabalho planejado, de inteligência e minucioso para identificar e prender quadrilhas especializadas, prevenir ocorrências e garantir que a população tenha acesso ao serviço com segurança”, pontuou o delegado titular da Superintendência Especial de Investigação Criminal (Seic), Augusto Barros. 



Nos registros de furtos e roubos a agências bancárias, a queda foi de 90%, no comparativo do primeiro semestre de 2015 com o mesmo período de 2022. No caso dos roubos, enquanto 2015 chegou a totalizar 11 registros, houve queda gradativa nos demais períodos, culminando em apenas um este ano.



Já as extorsões mediante sequestro, o chamado ‘sapatinho’, totalizaram duas em 2015, oscilando nos demais períodos e zerando este semestre. 



No conjunto de ações realizadas para combate a estes crimes está a promoção de operações integradas entre as polícias Civil e Militar; atuação de equipe especializada do Departamento de Combate ao Roubo a Instituições Financeiras (Dcrif), que compõe a Seic; formação no Curso de Operações de Sobrevivência na Área Rural (Cosar); e integração com as polícias de outros estados nas investigações. A polícia conta ainda com viaturas e equipamentos de inteligência para aperfeiçoar as operações.



“Somado à qualificação do policial, o Governo do Maranhão têm investido em novos e mais modernos equipamentos, em mais viaturas e melhorando as estruturas físicas da corporação. A integração das polícias e os investimentos, a atuação policial tem alcançado resultados muito positivos. A redução dos casos mostra isso. Essa é a resposta que damos à população, resolvendo os crimes, prendendo os autores e garantindo a tranquilidade e segurança”, reiterou Augusto Barros.

COMENTÁRIOS