Fonte: Iprev
O conjunto de sistemas digitais e mecanismos on-line de atendimento implantados pelo Instituto de Previdência do Estado do Maranhão (Iprev) foi destaque no relatório de atividades do Consórcio Nordeste. A publicação reúne algumas das principais iniciativas dos nove estados dessa região do país entre os anos de 2019 e 2021.
Conforme destaca a publicação, nesse período, o Maranhão implantou três sistemas digitais, agilizando os processos de Perícias Médicas, Pensão e Recadastramento de Aposentados e Pensionistas. Também começou a funcionar uma Central de Atendimento por WhatsApp.
A modernização da previdência do Maranhão, segundo o material, já fazia parte dos planos do instituto, mas foi acelerada em função da pandemia de Covid-19 e a necessidade de resguardar o atendimento ao público do Iprev, composto em sua maioria por idosos. “O Iprev estava comprometido em seguir atendendo o seu público, que é predominantemente do grupo de risco, pela idade, e preocupado em facilitar e expandir o acesso aos serviços durante o período de isolamento”, destacou a publicação.
O relatório do Consórcio Nordeste pontua, ainda, o fato dos mecanismos terem sido produzidos pelos próprios servidores do Iprev, portanto, sem custos adicionais para o Estado.
Sistemas
Prestes a completar um ano de funcionamento, a implantação do Sistema de Perícias Médicas conseguiu reduzir de 180 para cerca de 20 dias o tempo médio para conclusão dos processos no setor. Já no caso do Sistema de Pensão, a redução também foi significativa: de 120 dias para 72h úteis, em média.
Ambas as plataformas possibilitam entrar em contato com o Iprev de maneira remota. Através do Sistema de Perícias Médicas é possível solicitar atendimento pericial para serviços como homologação de atestados médicos, licenças médicas e laudo médico para aposentadoria por invalidez, dentre outros benefícios. Já o Sistema de Pensão permite dar entrada no benefício da Pensão por Morte, pago quando o servidor falece deixando alguém que dependia dele economicamente, como esposas ou filhos menores de idade.
Para atualização periódica dos dados dos beneficiários da previdência estadual, o Iprev desenvolveu também uma plataforma própria. O Sistema de Recadastramento de Aposentados e Pensionistas foi responsável pela atualização das informações de mais de 40 mil pessoas desde setembro do ano passado. Já o modelo de atendimento on-line foi aprimorado e, desde a última semana, funciona totalmente integrado à assistente virtual Juçara, do Governo do Estado. A mudança trouxe a possibilidade do atendimento por inteligência artificial, ajudando a agilizar o repasse de informações aos servidores.
Saiba mais
Criado em 2019 durante o Fórum de Governadores do Nordeste, o Consórcio Nordeste é uma articulação de pactos de governança e planejamento entre os estados da região, além de uma ferramenta para auxiliar a gestão governamental. O fórum funciona sob a forma de autarquia e é composto de 14 Câmaras Temáticas, que tratam de temas como agricultura familiar, assistência social, segurança, saúde e gestão pública, dentre outros assuntos.