Durante todo o mês terão palestras de incentivo à doação de sangue e ações de captação com parceiros
Laiany Alves/Governo do Tocantins
A campanha ‘Junho Vermelho’ tem o objetivo de alertar sobre a importância de fazer a doação de sangue, um ato solidário e gratuito que pode salvar vidas. Também neste mês, no dia 14 de junho celebra-se o ‘Dia Mundial do Doador de Sangue’. A data foi criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2014. No Estado as ações irão ocorrer em todas as unidades da Hemorrede Tocantins, com palestras de sensibilização e coletas de sangue programadas e externas com a utilização da Unidade Móvel.
“Ainda estamos vivenciando a baixa dos estoques de sangue devido à pandemia, e com a proximidade das férias escolares, que levam muitas famílias a viajar, necessitamos de mais ações de mobilização para manter nossos estoques. O mês de Junho tem esse papel, por isso estamos com programações em todo o Estado para sensibilizar e garantir as doações de sangue”, disse a diretora da Hemorrede Tocantins, Heloina Oliveira.
Programação
As ações em Palmas iniciam com palestra de sensibilização nos dias 01, 02 e 13 de junho na Clínica Oncológica Jorge Saade, empresa de transporte de cargas Atual Cargas e na Ferrovia Norte Sul respectivamente. A unidade móvel do Hemocentro estará no dia 04 de junho no 1º Batalhão da PM, dia 09 no Serviço Social da Indústria (Sesi), dia 11 na Atual Cargas, dia 14 no Ministério Público Estadual, no dia 22 no Hospital Yano e no dia 28 de junho em Paraíso do Tocantins.
Já as coletas programadas nas unidades de Palmas do Hospital Geral de Palmas (HGP) e no Hemocentro Coordenador no dia 9 com técnicos da Embrapa, dia 10 Reduto Segurança Privada e dia 13 a 15 no 6º Batalhão da PM de Taquaralto. Já no dia 14 o 22º Batalhão da Infantaria estará doando junto com a Academia de Polícia Tiradentes e finaliza nos dias 25 a 27 com a coleta programada do Serviço Social do Comércio (Sesc).
Outra ação também realizada neste mês será o cadastro de medula óssea no dia 22 de junho, na Clínica Oncológica Jorge Saade e no dia 24 no Instituto Ortopédico de Palmas (IOP).
As Unidades do Hemocentro de Araguaína e Gurupi estarão com diversas programações, dentre elas palestras educativas em instituições de ensino e municípios. No dia 14 de Junho haverá uma programação especial em comemoração ao Dia Mundial do Doador de Sangue com um café da manhã. A gerente técnica da unidade de Araguaína, Iara Brito Bucar Oliveira reforça que “a agenda do Hemocentro está aberta para parcerias durante todo mês”, disse.
Estrutura
A Hemorrede do Tocantins é 100% pública, constituída por 19 unidades hemoterápicas, com um Hemocentro Coordenador (HC), localizado em Palmas, um Hemocentro Regional em Araguaína, um Núcleo de Hemoterapia em Gurupi, duas Unidades de Coleta e Transfusão (UCT), em Porto Nacional, Augustinópolis e no HGP em Palmas, além das 14 Agências Transfusionais (AT) Intra-Hospitalares.
Agendamento
O agendamento para doações na Hemorrede do Tocantins pode ser feito, via telefone, nas unidades do Hemocentro Coordenador de Palmas - 3218-3232 e 0800-642-8822; Unidade de Coleta de Palmas (anexo ao HGP) - 3218-7336; Hemocentro Regional de Araguaína - 3411-2915; Núcleo de Hemoterapia de Gurupi - 3312-2237; Unidade de Coleta e Transfusão de Porto Nacional - 3363-5161; Unidade de Coleta e Transfusão de Augustinópolis - 3456-1153.
Critérios básicos para doação
Para ser um doador de sangue, é necessário estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50 kg, não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação, ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas, estar bem alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 3 horas que antecedem a doação) e apresentar documento original com foto recente, que permita a identificação do candidato, emitido por órgão oficial.