A Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima) está concluindo os preparativos para a sua participação na 18ª edição do AgroBalsas, que terá abertura oficial, nesta segunda-feira (16), e prossegue até o dia 20 deste mês, na Fazenda Sol Nascente, no município de Balsas, um dos maiores polos de agronegócios da região do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia).
"Estaremos no Pavilhão Agro, com uma presença forte do Governo do Estado. Investimos recursos próprios e, também, contamos com uma emenda, de R$ 200 mil, do deputado estadual Fábio Braga. Será uma grande oportunidade para mostrar no que temos trabalhado para apoiar e fortalecer o setor produtivo do nosso estado", informou o secretário da Sagrima, José Antônio Heluy.
A Sagrima comandará o Pavilhão Agro dividindo espaço com a Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED/MA), autarquia ligada à secretaria.
No espaço estarão outros órgãos do Estado ligados à agropecuária: Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF), Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão (AGERP/MA) e Instituto de Colonização e Terras (Iterma). Presente, também, o sistema que reúne a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Maranhão (Faema) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).
No espaço serão apresentados os programas de assistência rural nas áreas de agricultura, pecuária e pesca e mostradas as ações de educação sanitária, defesa agropecuária e pesquisa. O pavilhão também vai funcionar como uma vitrine de produtos e projetos que são desenvolvidos pelos órgãos e secretarias.
“Juntamos esforços para apresentar um grande pavilhão da agricultura, pecuária e pesca e abrilhantar ainda mais o AgroBalsas. A nossa expectativa é de que seja um grande evento”, afirmou o secretário José Antônio Heluy.
Sagrima e AGED/MA
A Sagrima vai expor sementes de hortaliças, arroz, milho e feijão, o motocultivador, kits de irrigação utilizados nos quintais produtivos, tanques de piscicultura, entre outros programas.
A AGED/MA mostrará as ações de educação sanitária e defesa agropecuária, com destaque para a vacinação contra a febre aftosa.