Competição foi aberta nesta sexta (08/04) e continua neste sábado (09/04), no SESI Araçagi
– Duzentos e oitenta estudantes e 60 professores de escolas públicas e particulares de três cidades do Maranhão (São Luís, Imperatriz e Bacabal), além do SESI Piauí e SESI Paraíba participam até este sábado (9/04) da 2ª edição do Torneio Regional de Robótica FIRST LEGO League Challenge (FLL) no Maranhão. A solenidade contou com a participação na abertura do Bumba Meu Boi de Maracanã que cantou o hino nacional e o hino do Maranhão, no ginásio de esportes da Unidade de Promoção da Saúde do SESI Araçagi, que se transformou numa grande arena de robótica.
Abrindo os discursos, o superintendente do SESI e anfitrião do torneio, Diogo Lima, destacou que a satisfação é muito grande de receber todos. “Vocês são o futuro, a minha geração já está passando e vamos lidar com o futuro a partir de vocês. Esse é um evento de futuro. Agradeço ao SESI Nacional pelo apoio e a equipe do SESI Maranhão pelo trabalho e dedicação. Esse é um evento feito por pessoas, para pessoas. Isso aqui é feito para vocês brilharem, aprenderem e interagirem. Aqui é uma competição, mas antes de tudo, é uma competição de amigos, vocês são futuros cientistas, jovens promissores e temos que lembrar dos valores”, destacou Diogo Lima.
O operador nacional da FLL/SESI e especialista em educação do SESI Nacional, Marcos Sousa, mostrou surpresa com a estrutura montada pelo SESI no torneio. “O SESI opera há 10 anos o First Lego League no Brasil. Um diretor da FIRST me disse que nunca viu um evento da FIRST dessa magnitude como no Maranhão. O SESI Nacional abraça o SESI Maranhão desde o ano passado na temporada Replay que foi online e nessa temporada também. Temos 24 equipes aqui e informo a vocês que serão 6 equipes do Torneio do Maranhão com vagas para o Nacional”, destacou Sousa.
O presidente da FIEMA e diretor regional do SESI, Edilson Baldez, cumprimentou as autoridades presentes e destacou a satisfação de estar no torneio. “Nesse desafio todos vocês são vencedores e essa notícia de 6 equipes estarão no Nacional me deixou mais feliz ainda. Eu acredito em vocês, no sistema S e no programa da Robótica, porque por meio dessas atividades vocês vão desenvolver a mente, o conhecimento e as habilidades”, destacou Baldez.
Tendo como tema Cargo Connect, a temporada 2021/2022 da FLL vai desafiar 24 equipes, formadas por mais de 250 estudantes de 9 e 16 anos, a pensarem em soluções viáveis para o futuro do transporte de cargas e logística no Brasil. Aplicando conceitos das áreas STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts and Math), os participantes devem construir e programar robôs para completar missões pré-definidas dentro da arena de competições. As três equipes melhores colocadas garantem vaga para a Etapa Nacional – Festival SESI de Robótica, programada para o final de maio, na Bienal de São Paulo (SP).
Na disputa, os competidores serão avaliados em quatro quesitos: projeto de inovação, desafio do robô (cumprimento de missões pelo robô de Lego), design do robô e core values (valores fundamentais e trabalho em equipe), além de premiar o Técnico Mentor. As equipes precisam desenvolver e programar um robô autônomo para executar missões em uma arena com o tema da temporada, encontrar e desenvolver uma solução inovadora para um problema do mundo real dentro da temática, e estar norteadas por valores fundamentais.
F1 – Além da FLL, o SESI Araçagi também sediará a etapa regional do F1 Schools, que envolve estudantes de São Luís e de Imperatriz do SESI. O F1 in Schools desafia estudantes de 9 a 19 anos a criarem empresas para competir em uma pista de corrida em miniatura e um protótipo de carro da Fórmula 1, além de vivenciar, durante a prova, toda a experiência de uma corrida.
Seis escuderias maranhenses vão disputar o Torneio Regional que garante 3 vagas para Nacional: Pugnator, Spartacus e Ragnar, da Escola SESI São Luís, e Grafeno e Sparrows, da Escola SESI de Imperatriz.
A solenidade de abertura contou com a presença do operador nacional da FLL/SESI e especialista em educação do SESI Nacional, Marcos Sousa, da presidente do Comitê da FLL Brasil, Rosi Carvalho, além do presidente da FIEMA e diretor regional do SESI, Edilson Baldez, do diretor regional do SENAI, Raimundo Arruda, além da coordenadora regional do IEL, Michelle Frota, do presidente do Sinduscon, Fábio Nahuz, Secretário Adjunto de Ciência e Tecnologia, Pedro Igor Nascimento, representante do IFMA, Gedeon Silva Reis, do conselheiro do SESI e representante do ministério do trabalho, Álvaro Assunção, representante da Secretaria de Educação de São José de Ribamar, Paulo Cesar Pereira, além de diretores da FIEMA, do diretor de planejamento e Desenvolvimento do Porto do Itaqui, Marcelo Coelho, do deputado estadual, Ariston Ribeiro.
Neste sábado, a competição inicia às 8h com o check-in das equipes e visita aos Pits. Vale ressaltar que o torneio se estende por todo o dia até a cerimônia de premiação às 19h, sendo aberto ao público.
Programação
Dia: 09/04 (com a presença do público externo)
8h – Check-in das equipes
9h – Visita aos Pits
10h – Avaliação nas salas, Rounds treino e Rounds oficiais
12h – Intervalo para o almoço
13h – Avaliação nas salas, Rounds treino e Rounds oficiais
19h – Cerimônia de Premiação