A exposição acontece no hall de entrada de servidores da unidade, de 05 a 07, deste mês
Gláucia Mendes/Governo do Tocantins
Quem entra pelo acesso administrativo do Hospital Regional de Araguaína (HRA), já observa três manequins, dois com roupas bem diferentes e um, com o tradicional jaleco. A exposição é uma ação do Núcleo de Educação Permanente (NEP/HRA), com o principal objetivo de provocar o questionamento sobre qual vestimenta deve ser utilizada em ambiente hospitalar.
A exposição teve início nesta terça-feira, 05, segue até o dia 07 deste mês e os manequins ficam no hall de entrada, das 7h às 18h. “É um local onde passam muitas pessoas, entre médicos, enfermeiros, servidores, acadêmicos e outros”, destacou a coordenadora do NEP, Andreia Ribeiro.
A coordenadora acrescentou que o cuidado com a vestimenta deve ser importante dentro de uma unidade hospital. “Os usuários podem questionar, quem é o profissional da saúde? Então é uma forma de ficarmos atentos aos detalhes. Esperamos atingir 50% de servidores. Um deles está com o pijama, que foi bastante usado na pandemia, por ser mais prático e fácil de lavar”, afirmou.
A analista em Saúde, Giselle Braz explica que tem uma caixinha onde as pessoas podem responder. “As perguntas são: quem melhor representa visualmente a saúde? Manequim 01, 02 ou 03”?
O questionário também pode ser respondido de forma on-line pelo link: https://forms.gle/hyAXP4a3oRkY63zNA.
NEP
O Núcleo de Educação Permanente realiza várias ações dentro da Unidade, como pesquisas, capacitações, palestras e outros. No mês de março, uma das atividades foi a capacitação realizada pela equipe multidisciplinar, para profissionais da assistência, sobre manuseio das bombas de infusão parenteral.