Acidentes envolvendo postes aumentam 46,5% em 2021
04/03/2022 15:10 em Politica

Para ilustrar, é como se acontecessem dois acidentes por dia no Tocantins. Energisa está instalando proteções nos postes para minimizar os impactos. 

O Tocantins registrou 705 acidentes envolvendo postes em 2021. Em comparação com o ano anterior, o número é 46,5% maior. Palmas é a cidade com mais incidentes, que passaram de 170 durante todo o ano passado. Somente no primeiro bimestre de 2022, um balanço prévio aponta o registro de 99 ocorrências de colisão contra postes em todo o estado.  

Para minimizar os impactos e, consequentemente, os danos aos motoristas, a Energisa está instalando defensas nos postes, que funcionam como proteção tanto para as estruturas quanto para os acidentados. Araguaína foi a primeira cidade a receber as proteções, chamadas defensas, em fevereiro deste ano.  

“O objetivo é diminuir o impacto aplicado ao poste, favorecendo a diminuição tanto de danos ao condutor quanto de interrupção de fornecimento de energia elétrica. Por isso, as defensas são feitas de concreto aerado”, explica Albertto Dias, engenheiro de planejamento da Energisa Tocantins. Os postes que receberam as defensas foram os que apresentaram alto índice de risco de abalroamento, além dos que sofreram danos de forma reincidente.  

Colisões 

Dos 139 municípios tocantinenses, os que mais tiveram incidentes em 2021 foram, respectivamente, Palmas (172), Araguaína (60), Porto Nacional (42), Gurupi (36), Paraíso do Tocantins (24) e Lagoa da Confusão (15). Dos 705 acidentes ocorridos, 67% aconteceram em vias urbanas. 

Além da interrupção no fornecimento de energia, que pode atingir cerca de 20 mil pessoas, dependendo do poste, a colisão representa riscos para condutores, passageiros e pedestres. “O que mais nos preocupa não é reposição da estrutura, mas a segurança das pessoas. Por isso, reforçamos que, ao se deparar com um acidente com poste, é importante manter distância e entrar em contato com a Energisa e com o Corpo de Bombeiros imediatamente”, alerta a coordenadora de Saúde e Segurança da Energisa, Luciana Santos Teixeira. 

A rede de distribuição da Energisa é equipada com tecnologia de proteção para desativar o fornecimento de energia em caso de interferência nos cabos ou postes. No entanto, mesmo assim, é grande o risco quando uma colisão ocorre. Além do impacto da batida, que pode ter grave consequências para os ocupantes dos veículos, pode haver contato de cabos energizados com o chão.  

A instalação de uma nova estrutura pode levar de três a quatro horas e o custo médio da substituição é de R$ 3 mil, mas pode chegar a R$ 30 mil caso tenha transformador e outros equipamentos. Quem paga o prejuízo é o motorista responsável pelo acidente. 

Em caso de urgência envolvendo a rede elétrica, avise a Energisa. O atendimento pode ser realizado pelo telefone 0800 721 3330, aplicativo Energisa On, redes sociais, site www.energisa.com.br ou pelo WhatsApp, por meio de mensagem para a Gisa, no número 63 9222-6664. 

COMENTÁRIOS