Imperatriz registra óbito de criança em decorrência da covid-19
23/02/2022 19:03 em Politica
A informaçao foi divulgada no boletim epidemiológico desta quarta-feira ( 23) e acende o alerta para vacinação infantil

Em Imperatriz, a morte de um bebê de 11 meses, em decorrência de complicações da covid-19, acende alerta para importância da vacinação infantil. O boletim epidemiológico, divulgado nesta quarta-feira (23), aponta óbito de uma criança do sexo masculino sem comorbidades.

Com pouco mais de um mês do início da aplicação de doses pediátricas, menos da metade do público-alvo se vacinou. Isso corresponde a aplicação de 4.602 doses do imunizante. Embora todo empenho da Secretaria de Saúde em ampliar os números de imunizados, a vacinação pouco tem avançado no Município.

O óbito da criança é um indicador de que, mesmo em proporções menores, as crianças podem ter agravamento de saúde em decorrência da covid-19. "Além disso, elas também são veículos de transmissão do vírus para outras pessoas consideradas de risco", é o que explica a coordenadora da Atenção Básica, Sormanne Branco.

A coordenadora lembra ainda que para ser autorizada a vacinação de crianças foram realizados vários estudos e análises técnicas rigorosas no Brasil. A vacinação infantil foi iniciada anteriormente em outros países do mundo, como nos Estados Unidos, sendo considerada ferramenta fundamental no controle da pandemia.

"Em relação aos eventos adversos pós vacinação, têm se mostrado raros e menos frequentes que as complicações e óbitos provocados pela covid-19. Ou seja, mais benefícios para a população em geral", pontua Sormanne Branco.

Pontos de atendimentos

As Unidades Básicas de Saúde disponibilizadas para vacinação infantil são as dos seguintes bairros.

Beira-rio 

Parque do Buriti

Planalto

Bom Sucesso

Vila fiquene

Centro Novo - manhã

Coquelândia - manhã

Camaçari - (segunda à sexta-feira, das 18h às 20h e sábado das 8h às 11h)

Lembrando que durante o Carnaval as UBS's não funcionarão. O atendimento volta normalmente na quinta-feira (03).

COMENTÁRIOS