A terceira edição do programa TransformAgora, ação institucional do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Maranhão (Sebrae-MA), em parceria com o Ministério Público do Maranhão (MPMA), Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE-MA), Controladoria Geral da União (CGU) e Secretaria de Estado da Indústria e Comércio e Energia (Seinc), foi realizada nesta quinta-feira, 10, na cidade de Balsas.
A iniciativa busca discutir a importância da ética e integridade no meio empresarial. Em Balsas o encontro ocorreu no Balsas Premier Hotel.
Em sua fala, o procurador-geral de justiça, Eduardo Nicolau, destacou a importância da transparência na gestão pública e a atuação do MP na difusão da ética, da legitimidade das ações e da publicidade. “Nada do que se faça sem corrupção deve ser escondido. Tudo tem que ser feito com clareza, com transparência e, principalmente, com publicidade”, afirmou.
O promotor de justiça Marco Aurélio Batista Barros, coordenador do projeto “Ética e Integridade Empresarial na Prevenção da Corrupção” no MPMA, reforçou a relevância da atuação preventiva dos órgãos de controle, como o Ministério Público, no que diz respeito ao combate à corrupção nas relações entre instituições públicas e privadas.
O assessor especial da Procuradoria Geral de Justiça também destacou a necessidade de que essas relações sejam sempre pautadas pela ética. “Todos sabemos os males trazidos pela corrupção para a sociedade. E todos temos que assumir o nosso papel de protagonismo para combater esse problema”, enfatizou.
Também estiveram presentes à programação em Balsas o diretor da Secretaria para Assuntos Institucionais do MPMA, José Márcio Maia Alves, e os promotores de justiça Dailma Maria de Melo Brito Fernandes e Lindomar Luiz Della Libera, respectivamente, titulares da 1ª e da 3ª Promotoria de Justiça de Balsas.
Além de Balsas, o TransformAgora já foi realizado em Imperatriz e Açailândia (08). Ainda receberão a iniciativa os municípios de Bacabal (15), Pinheiro (17), São Luís (18) e Timon.
ATRIBUIÇÕES
Aproveitando a visita a Balsas, o procurador-geral de justiça, Eduardo Nicolau, realizou uma reunião com os membros do MPMA na comarca para discutir a criação de uma nova Promotoria de Justiça e a redistribuição de atribuições.
Houve consenso entre os promotores de justiça na reorganização das atribuições, deixando bem distribuída a carga de trabalho entre todas as Promotorias de Justiça. “Temos certeza de que a sociedade de Balsas será muito bem atendida com essa nova configuração que discutimos. Estamos sempre buscando aprimorar os serviços para que possamos ser mais efetivos na garantia dos direitos do cidadão”, apontou Eduardo Nicolau.
Fonte: CCOM-MPMA