Surto de gripe Influenza A tem 1º caso confirmado no Maranhão
Politica
Publicado em 23/12/2021

Caso está sendo acompanhado pela Secretaria de Saúde; conheça as medidas para se prevenir contra o vírus

Por: Paulo André Freitas

Secretaria Estadual de Saúde (SES) do Maranhão informou por meio de nota divulgada nesta quarta-feira (22), a notificação do 1º caso de contaminação pelo vírus Influenza A H3N2. O vírus tem causado um surto de gripe que se espalha pelo Brasil, e agora chega ao estado.

O caso está sendo acompanhado por equipes do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS). Segundo a SES, o paciente diagnosticado é um garoto de 10 anos que deu entrada na rede hospitalar particular apresentando quadro de febre, tosse e obstrução nasal. A criança já está recuperada.

O resultado da amostra coletada em 15 de dezembro foi liberado nesta quarta-feira. o Laboratório Central do Maranhão (Lacen) enviou amostra do caso para sequenciamento genético no Instituto Evandro Chagas, laboratório de referência no Pará, para confirmação da linhagem Darwin.

O vírus Influenza A (H3N2) e outros vírus gripais tem se aproveitado da sazonalidade, que aumenta o risco de contágio por doenças respiratórias. A Secretaria de Saúde alerta que os quadros podem evoluir para a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e a Síndrome Gripal (SG) por Influenza, que tem causado o surto no país em 2021.

As medidas de prevenção mais eficazes contra um possível surto de gripe são:

  • Vacinação contra a gripe, gratuita e distribuída pelo Sistema Único de Saúde (SUS), nos postos de atendimento da rede hospitalar municipal;
  • As medidas contra o novo coronavirus também valem aqui: uso de máscara, limpeza das mãos com água ou álcool em gel, e evitar aglomerações.

Recomendação Judicial

Na última sexta-feira (17), o Ministério Público do Maranhão (MPMA) enviou uma Recomendação à Secretaria de Estado da Saúde para que fossem adotadas providências, diante da possibilidade de surto do vírus H3N2 no Estado.

No documento, a Secretaria de Saúde foi orientada a realizar o monitoramento dos casos de Influenza, sobretudo nos grupos de risco, por meio da coleta de amostras para realização do painel viral.

No documento, a Secretaria de Saúde foi orientada a realizar o monitoramento dos casos de Influenza, sobretudo nos grupos de risco, por meio da coleta de amostras para realização do painel viral.

 

O Imparcial

Comentários