Hospital Regional de Grajaú completa 10 anos e comemora investimentos da gestão de Flávio Dino
15/12/2021 07:10 em Novidades
Além de Grajaú, unidade atende pacientes de mais cinco municípios (Foto: Divulgação)

Referência em atendimento de alta complexidade para os municípios da região do Centro Maranhense, o Hospital Regional de Grajaú, unidade da Rede Estadual de Saúde, completou, nesta terça-feira (14), 10 anos de funcionamento, com mais de 457 mil atendimentos realizados. A unidade celebra o aniversário comemorando os investimentos realizados pela gestão de Flávio Dino, como a implantação de leitos de UTI, a oferta do atendimento de alta complexidade em ortopedia e os serviços de neurologia. 

O secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, conta que os investimentos realizados na região fazem parte de uma estratégia para fortalecer a rede pública de saúde. “O Governo do Estado segue investindo no fortalecimento da rede de saúde pública para ampliar o acesso da população ao atendimento. Fizemos uma grande revolução na saúde do Maranhão e isso ficará marcado em todas as regiões do estado, a exemplo da região do Centro Maranhense, onde fica localizado o Hospital Regional de Grajaú”, afirma o secretário Carlos Lula.

Em 10 anos, foram 457.482 atendimentos realizados, entre urgência, internações, cirurgias e exames de radiologia, laboratório e ultrassonografia. Só em 2021, foram 22.763 atendimentos de urgência, 3.034 internações, 1.272 cirurgias e 20.608 exames laboratoriais.

Arco cirúrgico possibilitou ao hospital realizar cirurgias de alta complexidade (Foto: Divulgação)

“Estou na unidade há 10 anos, sendo os últimos cinco anos no cargo de diretora, e tenho acompanhado o quanto a unidade tem evoluído na questão da assistência e se tornando referência no atendimento. Neste ano, a unidade iniciou o serviço de neurologia, videolaparoscopia, ganhou leitos de UTI e recebeu o arco cirúrgico, que possibilitou a realização de cirurgias de alta complexidade”, comenta a diretora administrativa da unidade, Aparecida Kelly Chaves.  

 

Realizando quase 4 mil atendimentos mensais, a unidade de urgência e emergência possui 50 leitos clínicos e 11 de terapia intensiva, conta com cirurgia geral e ortopédica, procedimentos de neurocirurgia, com Unidade de Terapia Intensiva e oferece serviços de USG, raio-x, exames laboratoriais e cirurgias eletivas. 

Além de Grajaú, o hospital atende pacientes regulados dos municípios de Arame, Barra do Corda, Formosa, Sítio Novo e Jenipapo dos Vieiras.

COMENTÁRIOS