O programa Tocantins Catarata Zero começou a sua segunda etapa em Araguatins no ultimo sábado, 13, realizando várias cirurgias no Hospital Municipal.
Estiveram presentes acompanhando o início dessa etapa, o prefeito Aquiles da Areia, o secretário municipal de Saúde de Araguatins, Juliano Ribeiro, o coordenador do programa no Bico do Papagaio, Deliel Barbosa, a equipe de saúde do município de Araguatins e a assessoria da senadora Kátia Abreu.
“Esta iniciativa da senadora Kátia Abreu em criar o programa é louvável, pois o povo que há muito tempo estava na fila de espera por esta cirugia, hoje está tendo a oportunidade de voltar a enxergar”, disse o prefeito Aquiles da Areia.
O Hospital Municipal de Araguatins foi escolhido com um dos polos do Tocantins Catarata Zero e recebeu a estruturação necessária com equipamentos da Clínica de olhos Dr. Rafael Barroso.
Foram atendidos os pacientes dos municípios de Augustinópolis, Cachoeirinha, Carrasco Bonito e Sampaio, totalizando 147 cirurgias.
Durante este mês de novembro, farão as cirurgias em Araguatins pessoas de 13 municípios do Bico do Papagaio: Esperantina, Buriti, São Sebastião, Praia Norte, Sampaio, Carrasco Bonito, Augustinópolis, Araguatins, Axixá, São Bento, Sítio Novo, São Miguel e Araguatins. Ao final deste mês, mais de 600 cirurgias de catarata terão sido realizadas nesse polo.
Os pacientes das demais cidades da região serão atendidos em Tocantinópolis.
Além disso, durante o atendimento de sábado (13) no Hospital Municipal de Araguatins, foram feitos testes de covid-19 em pacientes do programa Tocantins Catarata Zero, através de uma parceria entre a Prefeitura de Araguatins e a senadora Kátia Abreu.
Neste domingo, 14, mais de 60 pacientes de Araguatins estiveram realizando cirurgias.