Seccor faz buscas contra Fidélis Uchôa em investigação sobre corrupção na prefeitura de Imperatriz
05/11/2021 14:30 em Politica

Inquérito apura a existência de organização criminosa responsável por desvio de dinheiro público e cobranças de propina na Secretaria de Planejamento Urbano

 

O ex-secretário de Planejamento de Imperatriz, Fidélis Uchôa, foi alvo na última quarta-feira (3) de mandado de busca e apreensão em sua casa, em operação deflagrada pela Seccor (Superintendência Estadual de Prevenção e Combate à Corrupção), da Polícia Civil do Maranhão.

A ação é parte de investigação sobre suposto esquema de corrupção na prefeitura municipal, que apura a existência de organização criminosa responsável por desvio de dinheiro público e cobranças de propina na Secretaria Municipal de Planejamento Urbano, a SEPLU.

Uchôa é suspeito ainda de haver rachadinha, como é popularmente conhecida a prática de obrigar servidores a repassar parte de seus salários a terceiros, durante sua passagem no comando da pasta. Também de haver lotado servidores fantasmas no município.

Outras pessoas que ainda prestam serviços à prefeitura de Imperatriz também foram alvo das buscas, mas não tiveram seus nomes divulgados.

Na operação, os agentes da Seccor apreenderam aparelhos celulares e documentos nas residências dos investigados. Todo o material apreendido será periciado, e as informações obtidas inseridas ao inquérito policial que apura o caso.

Fidélis Uchôa foi eleito vereador de Imperatriz em 2012. Não reeleito em 2016, conseguiu ficar na condição de suplente, e passou a comandar a SEPLU na gestão de Assis Ramos (DEM). Na eleição de 2020, quando teria operado a rachadinha para uso do dinheiro na campanha eleitoral, novamente não obteve sucesso nas urnas.

 

Fonte: Atual7.com (Yuri Almeida)

 

COMENTÁRIOS