SESC: Artistas maranhenses são atrações do Sonora Brasil deste domingo
05/11/2021 06:31 em Politica

Projeto valoriza compositoras brasileiras com apresentação pelo YouTube, dia 7 de novembro

As cantoras Flavia Bittencourt e Célia Sampaio são as atrações do Maranhão do Sonora Brasil, promovido pelo Sesc, e considerada a maior iniciativa brasileira de circulação musical. A apresentação acontecerá neste domingo, dia 7 de novembro, e será exibida pelo canal do Sesc Maranhão no YouTube, às 20h.

Sobre as cantoras Flavia Bittencourt e Célia Sampaio

Flávia Bittencourt, cantora e compositora. Durante sua carreira, a artista sempre prezou por arranjos instigantes; a emoção de sua voz afinada, sensível, aprofunda-se a cada inflexão que puxa a interpretação para o centro do canto. Dona de um vibrato que se encaixa à perfeição nos finais das sílabas, seu cantar é fluido e tem o dom de deleitar mesmo os que se dizem saturados pelo “excesso de cantoras na praça”.

Com 11 anos de carreira, prepara-se para a turnê e a gravação do seu quinto trabalho. Traz consigo, em seus arranjos, toda a experiência que adquiriu pelo mundo durante suas turnês nacionais e internacionais. Célia Sampaio, compositora, cantora, técnica de enfermagem, artesã, multi-instrumentista.

Começou a cantar na década de 1980. Integrou a banda Guethos, uma das pioneiras do reggae nacional. Ganhou o título de “Dama do Reggae”. Faz parte da ala de cantores do bloco Afro Akomabu e gravou o CD Diferente, além de duas coletâneas (Oyá e Crioula) e singles em plataformas digitais. Atualmente, está em gravação do novo EP.

Já se apresentou no Pará, Piauí, São Paulo, Bahia, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Distrito Federal, Alemanha dentre outros locais. Seus maiores sucessos são “Black Power” e “Ayabá Rainha”, ambas de autoria de Paulinho Akomabu.Sobre o Sonora BrasilA maior iniciativa brasileira de circulação musical está de volta. Promovido pelo Sesc, o Sonora Brasil chega a sua 23ª edição com a apresentação de um repertório inédito, composto por músicas de mais de cem compositoras brasileiras e 21 grupos indígenas de diversas etnias, que mostram toda a potência do projeto em divulgar as mais diferentes manifestações musicais do país.

Em função da pandemia de COVID-19, o circuito não ocorreu em 2020 e, este ano, todos os espetáculos foram gravados em formato on-line, em mais de 20 estados, e serão transmitidos pelos canais de Youtube do Sesc em cada estado. Ao longo da sua trajetória, o Sonora Brasil já alcançou mais de 750 mil pessoas e realizou mais de seis mil concertos em todo o Brasil.

As abordagens apresentadas terão como temas as “Líricas Femininas - A presença da mulher na música brasileira” e “A Música dos Povos Originários do Brasil”. A temática de 2021 acompanhará a da última edição, realizada em 2019, já que os temas centrais do Sonora Brasil são definidos por biênios.  O lançamento foi no dia 19 de outubro e as exibições ocorrerão até o dia 12 de novembro, sempre às 18h30 (Povos Originários) e às 20h (Líricas Femininas). O calendário das transmissões está disponível na página do projeto (www.sesc.com.br/sonorabrasil) e todos os vídeos terão tradução para linguagem de libras, incluindo os espetáculos dos povos indígenas.

As apresentações do Sonora Brasil são de caráter essencialmente acústico, como forma de valorizar a autenticidade musical das obras. Uma curadoria formada por profissionais do Sesc é responsável pela seleção dos temas e grupos que integram a programação. Para escolha dos artistas e grupos, foram consideradas questões sociais, ligadas à diversidade de ritmos, de territórios e de artistas. O projeto contempla ainda oficinas, rodas de conversas e exibição de filmes, que serão promovidas, também em ambiente on-line, por unidades do Sesc de todas as regiões do país. Os catálogos de todas as edições estão disponíveis para consulta no site do Sonora Brasil.

Serviço | Sonora Brasil | Sesc

Data: 7 de novembro (domingo)

Horário:

20h | Flavia Bittencourt e Célia Sampaio (Líricas Femininas) 

Exibição: canal Sesc Maranhão no YouTube

COMENTÁRIOS