Estado reforça campanha Novembro Azul com ações do Saúde na Praça em Imperatriz
05/11/2021 06:20 em Politica
Edição do Programa Saúde na Praça, em Imperatriz. (Foto: Laécio Fontenele)

O Governo do Estado realizou, nesta quinta-feira (4), uma nova edição do Programa Saúde na Praça em Imperatriz, com atendimentos para reforçar a campanha Novembro Azul. As ações contaram com a parceria da Associação Comercial e Industrial de Imperatriz e do grupo Mateus. Foram disponibilizados atendimentos em clínica médica, ambulatório cirúrgico, atendimento em psicologia e nutrição, testes rápidos (hepatites, sífilis, hiv/aids) e aferição de pressão e glicemia.

“As campanhas são importantes para conscientização da procura por assistência médica oferecida. A gente sabe que existem os famosos tabus enfrentados pelos homens em relação ao câncer de próstata e pênis e essa foi uma forma de atrair esse público, com uma ação bem completa com muita oferta de serviços. O público foi bem maior do que esperávamos”, comentou a chefe de Departamento de Acompanhamento à Rede de Serviços da Secretaria de Estado da Saúde, Luciene Veloso da Silva Coutinho.

O gerente de Governança da EMSERH, Leandro Marques, comentou que esse público é o que menos procura os serviços de saúde. “Mais uma edição do Saúde na Praça, desta vez com ações voltadas para o público masculino, que historicamente procura pouco os serviços de saúde. Por essa baixa procura, acaba sendo o público com incidência e prevalência maior de doenças de um modo geral. Essa ação vem com esse intuito, de oportunizar os serviços de saúde que já tem uma procura baixa e que teve uma demanda reprimida no período pandêmico”, explicou Leandro Marques.

Luanderson Rogério dos Santos, 39 anos, que trabalha no setor de agropecuária, elogiou a ação voltada para os homens. “Muitas pessoas estão precisando e esta ação está resolvendo o problema de todos. Já estou saindo daqui com os encaminhamentos para a minha cirurgia gástrica”, disse.

A técnica de enfermagem Maria Cristiane Ribeiro Lopes levou o tio José Pereira, de 75 anos, para a triagem cirúrgica e aproveitou também o atendimento. “Muito bom esse mutirão. Meu tio está com problema de próstata e já vai fazer os exames para marcar a cirurgia. Eu tenho pedras na vesícula, estava na espera querendo operar e agora vou fazer minha cirurgia. Deu certo”, comemorou.

Para o Grupo Mateus, a parceria só trouxe ganhos à população. “Muito importante essa parceria e a população só tem a ganhar. Para a gente como empresa, é importante saber que podemos contribuir com a saúde da população de Imperatriz”, disse a assistente administrativa Ana Paula dos Santos Araújo, do setor de Ação Social do Grupo Mateus.

O Saúde na Praça é um programa da Secretaria de Estado da Saúde (SES) em parceria com a Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH) e foi criado com a proposta de democratizar o acesso à saúde e ampliar os atendimentos em saúde em várias regiões.

Atendimentos

Outra edição do Programa Saúde na Praça em Imperatriz, realizada pelo Governo do Estado no Centro de Convenções, na quarta-feira (3), resultou em 10.304 atendimentos. As ações foram concentradas na área oftalmológica, com triagem para mil cirurgias de catarata, pterígio e retina. 

Os mais de 10 mil atendimentos se dividiram entre risco cirúrgico; exames laboratoriais; mapeamento de retina; tonometria; dilatação de pupila e identificação de pacientes para cirurgia de catarata e pterígio. Em até 15 dias, todos os pacientes que passaram pela triagem cirúrgica serão operados.

“São serviços de saúde que estiveram represados durante a pandemia e que agora voltamos a oferecer em regime de mutirão. Assim vamos continuar levando saúde pública de qualidade para nossa população”, explicou o presidente da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH), Marcos Grande.

 

COMENTÁRIOS