100 anos do Rádio: Tudo começou na garagem e no quintal
30/10/2021 08:31 em Novidades

Os irmãos Dirceu e Olavo Fontoura e alguns amigos resolveram “brincar” de fazer rádio, em 1933. Pediram ajuda ao Tio Candinho – o famoso farmacêutico Cândido Fontoura, criador do Biotônico, que autorizou a instalação da “DKI: a voz do Juqueri”, na garagem da casa, no bairro Jardim América. Era o início da PRE-4 Rádio Cultura de São Paulo.

Tio Candinho só não imaginava que, além de emprestar a garagem, teriam de utilizar o quintal para colocação de uma grande rede! A brincadeira ficou séria: passou a atrair público, principalmente depois de levarem ao ar o programa de Nhô Totico (Vital Fernandes da Silva), que se transformou em um dos principais nomes do humor radiofônico, com a “Escolinha da Dona Olinda”.

A polícia foi até a rádio para fechá-la, mas logo a Rádio Cultura foi legalizada e oficialmente inaugurada, em 16 de junho de 1936. Nessa época, muito antes da criação do Ministério das Comunicações, quem legalizava o serviço de rádio era o Ministério da Viação e Obras Públicas

A emissora cresceu e mudou de sede várias vezes, até criar o colossal Palácio do Rádio, na famosa Avenida São João. Era chamada de “a voz do espaço”. Nomes como Grande Otelo, Camargo Guarnieri, Laura Cardoso, Sagramor de Scuvero, Manoel de Nóbrega, Moraes Sarmento, Simplício, Luiz Gonzaga e muitos outros passaram pela Rádio Cultura. A emissora teve outros donos, como Victor Costa (1952) e Assis Chateaubriand (1959), e passou a fazer parte da Fundação Padre Anchieta, com finalidades educativas, em 1969.

COMENTÁRIOS