Maranhão participa de debate "Desafios da Pandemia" em Seminário de Vigilância em Saúde do Tocantins
30/10/2021 07:35 em Politica
Seminário de Vigilância em Saúde do Tocantins (Reprodução)

A Superintendência de Vigilância Sanitária (SUVISA), da Secretaria de Estado da Saúde (SES) participou, nesta semana, do Seminário de Vigilância em Saúde do Tocantins. O encontro on-line foi realizado com a intenção de promover um debate sobre os desafios e as perspectivas resultantes da pandemia da Covid-19 e foi direcionado a gestores municipais e profissionais do SUS.

“É uma importante troca de experiência. No enfrentamento à pandemia, a Vigilância Sanitária cumpriu e tem cumprido um trabalho indispensável que, junto com a vacina, tem colaborado para o controle epidemiológico da doença. Esse seminário é importante para, a partir das experiências, fazermos avaliações e traçarmos novas diretrizes”, afirmou o superintendente da SUVISA, Edmilson Diniz, que ministrou no encontro a palestra com o tema “Vigilância Sanitária: desafios e perspectivas”.

O evento incluiu abertura e dois ciclos de palestras, seguidos de mesa para perguntas. O seminário teve como proposta central promover o fortalecimento das ações de prevenção e controle de doenças e agravos à saúde, bem como o diálogo sobre as medidas adotadas e estratégias criadas para dar respostas rápidas à sociedade.

A diretora de Vigilância Sanitária, da Superintendência de Vigilância em Saúde do Tocantins, Amanda Campos Feitosa, destacou a importância do evento. “Nossa intenção é investir nas ações de Vigilância em Saúde no estado do Tocantins. Sabemos que os últimos acontecimentos trouxeram muitos desafios, o que exigiu que nós, os profissionais, reinventássemos formas de fazer o nosso trabalho, tudo para conseguirmos galgar resultados positivos”, disse. 

Superintendente da SUVISA, Edmilson Diniz (Foto: Divulgação)

Debates

Entre outros assuntos abordados no seminário destaca-se a palestra magna com o Dr. Jarbas Barbosa, da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), com o tema “Vigilância em Saúde: Desafios e Perspectivas”.

Também foram abordados temas como “Sistemas de Alerta Precoce e Resposta rápida para detecção e controle de emergência em Saúde Pública”, “Vigilância Laboratorial: evolução e novas perspectivas” e “Novos componentes da Vigilância em Saúde: Vigilância em Saúde Ambiental e Vigilância em Saúde do Trabalhador – atuação do SUS no território”.

COMENTÁRIOS