Fone(99) 3525-1636

ZAP(99) 99168-5235

Mais de 300 pessoas participaram de cursos da Sedes no primeiro semestre

Capacitações são ofertadas no Projeto Técnico Social, ligado ao Programa Casa Verde e Amarela do Governo Federal

Publicado por Sara Batalha

Conquistar oportunidade de emprego depende, muitas vezes, de ter uma boa capacitação. Pensando nisso, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedes) executa o Projeto Técnico Social, PTS. Iniciativa tem levado cursos, em diferentes áreas, aos moradores de bairros, conjuntos habitacionais e adjacências. Design de sobrancelha, manicure, limpeza de pele, pães e bolos, massoterapia, eletricista e manutenção de ar condicionado, são algumas das capacitações ofertadas.

Mesmo com alguns períodos de paralisação da oferta do serviço, por conta da pandemia de Covid-19, somente neste primeiro semestre de 2021, já foram realizados 27 cursos, com pelo menos 308 inscritos. Todos os cuidados de prevenção, orientados pelos órgãos de saúde, são tomados, como: turmas reduzidas, distanciamento, uso de álcool em gel e máscara.

Além dos cursos, palestras relevantes e campanhas de conscientização também são trabalhadas com os moradores. Entre os temas que já foram abordados, está o cultivo de horta alternativa, campanha sobre a preservação ambiental, saúde da família, entre outras.

Os cursos implicam em oportunidade de trabalho, como enfatiza a secretária de Desenvolvimento Social, Janaína Ramos. “Já ouvi vários relatos de pessoas que passaram pelas capacitações e que hoje montaram o próprio negócio, outros conseguiram emprego fixo, com sua renda garantida. Essas histórias nos impulsionam a continuar levando capacitações às comunidades, pois consideramos que levar o conhecimento é também levar oportunidade. Eu sempre encorajo os alunos dos cursos a continuarem buscando aperfeiçoamento e constante aprendizado, além de utilizar as redes sociais a seu favor para crescer na profissão”, disse.

Charles Jasper é morador do Mutirão, nas proximidades da Vila Cafeteira, ele já atuava na área de construção civil e o curso básico de eletricista veio para somar em seu currículo: “Na construção eu já atuava, de forma geral, inclusive com a parte elétrica, por isso eu decidi fazer o curso. Pelo projeto, eu também já fiz o curso de manutenção de ar condicionado”, conta.

Ele demonstrou satisfação com o aprendizado adquirido. “Foi muito bom, o professor tirou muitas dúvidas e esse conhecimento irá padronizar o meu trabalho, e aprendo algo a mais! De agora pra frente vou aplicar o que aprendi aqui”, disse Charles.

Com o apoio de servidores, os cursos já foram ofertadas também dentro de outros programas e serviços da Sedes como: Centro Pop, Casa do Idoso Feliz e SCFV. Empresa terceirizada é responsável pelos materiais  e professores.

®SISTEMA NATIVA DE COMUNICAÇÃO

© 2009-2020 RÁDIO NATIVA FM 99,5 - Todos Direitos Reservados. IMPERATRIZ-MA

((designer by AEHER))