Fone(99) 3525-1636

ZAP(99) 99168-5235

Tecnologia usada em roupas de astronautas ajuda Vale a proteger trabalhadores

Projeto premiado de segurança do trabalho da mineradora utiliza Kevlar® em luvas e vestimentas para reduzir riscos de corte e perfuração no Terminal Marítimo de Ponta da Madeira, no Maranhão

Um material cinco vezes mais forte que o aço, utilizado em blindagem de tanques, em coletes policiais e até na proteção de astronautas e naves espaciais está também garantindo a segurança de trabalhadores da Vale no Terminal Marítimo Porto da Madeira, em São Luís do Maranhão.

O projeto de segurança do trabalho começou quando a mineradora detectou que era possível aumentar ainda mais o nível de proteção dos funcionários que trabalhavam com vulcanização com a oferta de EPIs (Equipamentos de Proteção Pessoal) com materiais que proporcionassem maior nível de proteção contra corte e abrasão.

“Atividades de vulcanização com ferramentas de corte – como a manipulação de correias, chapas com cantos vivos e utilização de ferramenta específicas de corte, como estilete profissional (faca olfa) – são conhecidamente uma das que mais geram riscos aos membros superiores nas indústrias que utilizam essa atividade. Na Vale, após esgotar as possibilidades de implementação de medidas de engenharia, concluímos que precisávamos elevar o nível de proteção dos equipamentos de proteção individual que usávamos à época”, afirma Fabio Arruda, Gerente de Segurança Ocupacional da Vale S/A.

A mineradora decidiu desenvolver EPIs com maior proteção para membros e tronco – um kit com luvas, mangotes e vestimentas (camisas e calças). Para isso, a Vale não queria abrir mão dos níveis de segurança contra riscos mecânicos, com foco na resistência a cortes e perfurações, além de garantir a destreza no manuseio de objetos e conforto.

Tecnologia
Em parceria com a Uniluvas, a Vale desenvolveu luvas, mangotes e vestimentas com a inovadora tecnologia Kevlar® Armor, que utiliza fios de aço entrelaçados e recobertos com Kevlar®, com altíssima resistência a cortes. O material é o mesmo usado em blindagens militares e automotivas, e até em roupas de astronautas e na proteção de naves espaciais.

“O projeto contou com várias fases de prototipação e testes e com a participação ativa dos próprios vulcanizadores, que ajudaram a empresa a implementar melhorias nos EPIs pilotos para chegar ao nível ideal de qualidade. Após as adaptações, os empregados do porto aprovaram os resultados e passaram a utilizar EPIs com alto nível de proteção, conforto e destreza”, complementa Fabio Arruda.

O projeto da Vale conquistou a primeira colocação na Categoria Corte e Abrasão do Prêmio DuPont de Segurança e Saúde do Trabalhador 2020, uma das maiores premiações da América Latina em segurança pessoal na indústria.

O Terminal Marítimo Porto da Madeira é um dos maiores portos do Brasil, com 600 mil metros quadrados de área, 230 milhões de toneladas ao ano de capacidade instalada e cerca de 3.000 empregados. O porto é gerido pela Vale, uma das maiores operadoras de logística do país e a segunda maior empresa de mineração do mundo.

Sobre DuPont Água & Proteção
DuPont Água & Proteção é líder mundial na criação de soluções em água, abrigo e proteção para um mundo mais sustentável, permitindo que seus clientes beneficiem-se através de capacidades únicas, escala global e marcas icônicas, incluindo Kevlar®, Nomex®, Tyvek®, Corian® Design, GreatStuff™, Styrofoam™ e Filmtec™.

Sobre a DuPont
A DuPont (NYSE: DD) é líder global em inovação com materiais e soluções baseados em tecnologia que ajudam a transformar as indústrias e a vida cotidiana. Nossos funcionários aplicam ciência e experiência diversificada para ajudar os clientes a desenvolver suas melhores ideias e fornecer inovações essenciais nos principais mercados, incluindo eletrônicos, transporte, construção, água, saúde e segurança do trabalhador. Mais informações sobre a empresa, seus negócios e soluções podem ser encontradas em www.dupont.com. Os investidores podem acessar as informações incluídas na seção Relações com Investidores do site investidores.dupont.com.

®SISTEMA NATIVA DE COMUNICAÇÃO

© 2009-2020 RÁDIO NATIVA FM 99,5 - Todos Direitos Reservados. IMPERATRIZ-MA

((designer by AEHER))