Fone(99) 3525-1636

ZAP(99) 99168-5235

AGED/MA reúne com Secretarias Municipais de Agricultura da Região Tocantina

 
Reunião entre representantes da AGED/MA e Secretaria de Agricultura de São João do Paraíso 

A Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED/MA) em Imperatriz promoveu reunião com representantes das Secretarias Municipais de Agricultura de Porto Franco e a de São João do Paraíso para tratar do recebimento itinerante das embalagens vazias de agrotóxicos na Região Tocantina.

A Associação dos Consumidores de Embalagens Vazias de Agrotóxicos da Região Tocantina (ACIART) também participou da reunião conjunta, que aconteceu na semana passada, para definição das datas de implantação dos pontos de recebimento, os locais onde serão instalados estes pontos e das responsabilidades de cada órgão envolvido.

Foram definidos 12 pontos de recebimento, sendo seis em cada município. O recebimento itinerante no município de Porto Franco acontecerá no dia 16 de julho e em São João do Paraíso será no dia 13 de agosto.

O objetivo da reunião foi de buscar proporcionar condições que facilitem o trabalho do produtor rural, para que ele possa realizar a devolução das embalagens vazias de agrotóxicos em sua região. Desta forma, todos os atores envolvidos no recebimento das embalagens vazias seguem cumprindo o que determina a legislação estadual de agrotóxicos, com objetivo de evitar problemas ao meio ambiente, a exemplo do descarte inadequado dessas embalagens, por meio da queima ou do enterro.

Reunião entre representantes da AGED/MA e a Secretaria de Agricultura de Porto Franco (Foto: Divulgação)

De acordo com o fiscal estadual da AGED/MA em Imperatriz, André Gonçalves Ferreira, os secretários de agricultura dos municípios de Porto Franco e São João do Paraíso demonstraram interesse na proposta do Recebimento Itinerante e viram a oportunidade de realizar bom trabalho em parceria com a Agência. “A participação e o envolvimento das Secretarias Municipais de Agricultura são de fundamental importância para execução dessa atividade. Tenho certeza que vamos colher resultados valorosos”, informou.

“A atividade de recebimento itinerante já acontece há alguns anos na região Tocantina e já entrou para o nosso calendário. Conseguimos facilitar a devolução das embalagens por parte dos agricultores, trazendo a central de recebimento, mesmo que por apenas um período, para perto deles”, explicou Lourival Silva Sousa, gerente da ACIART.

A ação vai aproximar as secretarias dos agricultores em seus respectivos municípios e trazer para a legalidade os agricultores que realizavam práticas errôneas quanto à devolução das embalagens de agrotóxicos.

®SISTEMA NATIVA DE COMUNICAÇÃO

© 2009-2020 RÁDIO NATIVA FM 99,5 - Todos Direitos Reservados. IMPERATRIZ-MA

((designer by AEHER))